ENSINO SUPERIOR, ESPAÇO URBANO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS NA UESB, VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Autores

  • Ernando Vieira Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Suzane Tosta Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0001-8658-0189

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.36700

Palavras-chave:

Ensino Superior. Espaço urbano. Política de Cotas.

Resumo

O acesso aos cursos de graduação nas Universidades Públicas é marcado pelas condições materiais dos indivíduos e a produção do espaço urbano reproduz essas contradições. O presente artigo tem por objetivo analisar o acesso dos estudantes de Vitória da Conquista – Bahia à universidade pública, especificamente a UESB, e sua relação com o espaço urbano. A pesquisa foi viabilizada através de revisão bibliográfica, documental e de campo – com realização de entrevistas, análise de documentos e aplicação de formulários – em que ao todo participaram 178 estudantes dos cursos de Medicina, Direito, Geografia e História. Os resultados foram analisados com base no método dialético materialista, através do qual buscou-se a relação entre o acesso à universidade e a produção desigual do espaço urbano, a fim de evidenciar se a política afirmativa das cotas impactou no acesso a estudantes da periferia urbana à universidade pública. Os resultados apontaram que os alunos dos cursos de Direito e Medicina da UESB, em sua maioria, pertencem a uma classe social privilegiada com renda familiar acima da média e residem em locais de significativa valorização econômica, inclusive os alunos cotistas; já os alunos de Geografia e História, em sua maioria, residem em bairros de menor valorização imobiliária e a renda familiar varia de média a baixa. A pesquisa revelou que a periferia vai à universidade pública, porém, com diferenças em relação aos cursos pretendidos. Ainda assim, reafirma a relevância dessa política como possibilidade de ampliação do acesso dos estudantes oriundos das classes mais pobres às Universidades Públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernando Vieira Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Geografia pela UESB. Membro do Grupo de pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo- Cidade (DG-LEAU-UESB/CNPq)

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular do Departamento de Geografia - UESB. Doutora em Geografia pela UFS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo- Cidade; Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFC-CNPq) e do Grupo Ideologia e Luta de Classes (Museu Pedagógico-UESB/CNPq)

Downloads

Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos