EXPANSÃO DO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NO PONTAL DO PARANAPANEMA E IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE DOS ASSENTADOS

Autores

  • Angela dos Santos Machado FCT/ UNESP-Presidente Prudente
  • Ana Lúcia de Jesus Almeida FCT/ UNESP-Presidente Prudente
  • Marcelo Dornelis Carvalhal UNESP/Ourinhos
  • Emilia de Rodat Fernandes Moreira Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2017v11n2.36701

Palavras-chave:

agrohidronegócio canavieiro, processo saúde-doença, assentamentos rurais, Pontal do Paranapanema.

Resumo

O Pontal do Paranapanema é um território composto por terras devolutas e griladas fonte de disputas entre latifundiários, grupos empresariais do agrohidronegócio canavieiro e movimentos de luta pela reforma agrária. O processo recente de expansão da atividade sucroalcooleira na região levou ao “cercamento”, pelos canaviais, dos assentamentos ali existentes. Como consequência desse processo os assentados denunciam a ocorrência de intoxicação da população e prejuízos na produção pela aplicação de agrotóxicos por via aérea. Quando a renda obtida no lote é insuficiente para a reprodução familiar e para o melhoramento da atividade agrícola desenvolvida, os assentados buscam emprego no setor canavieiro. Como atualmente o processo de colheita da cana encontra-se em fase avançada de mecanização, eles podem atuar nas mais variadas funções: como tratoristas, operadores de colhedeiras, motoristas, dentre outros. Esse artigo visa compreender algumas repercussões da expansão do agrohidronegócio canavieiro na produção e na saúde das famílias assentadas que vivem praticamente “cercadas” pela monocultura na região do Pontal de Paranapanema e demonstrar como a forma de inserção dos trabalhadores em novas funções do processo produtivo canavieiro pode contribuir para seu adoecimento. Para tanto se utilizou a pesquisa bibliográfica, a análise do conteúdo de entrevistas realizadas pela equipe do Centro de Estudos sobre Trabalho Ambiente e Saúde (CETAS) e o exemplo de caso de um trabalhador assentado agregado1, que já passou por inúmeras experiências de trabalho no setor canavieiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela dos Santos Machado, FCT/ UNESP-Presidente Prudente

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Ana Lúcia de Jesus Almeida, FCT/ UNESP-Presidente Prudente

Docente do Departamento de Fisioterapia da FCT/ UNESP-Presidente Prudente e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – TerritoriAL, integrante do Observatório de Geografia da Saúde.

Marcelo Dornelis Carvalhal, UNESP/Ourinhos

Docente do Departamento de Geografia da UNESP/Ourinhos e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, integrante do CEGeT

Emilia de Rodat Fernandes Moreira, Universidade Federal da Paraiba

Docente do Departamento de Geociências da UFPB e Pesquisador do NERA (UNESP-Presidente Prudente)

Downloads

Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos