A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A ESCALA GEOGRÁFICA NO ENSINO BÁSICO: alguns questionamentos (im)pertinentes

Autores/as

  • Wellington Alves Aragão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38219

Resumen

Este artigo traz uma abordagem sobre o (des)uso da Escala Geográfica no Ensino Médio. Compreendemos que a Cartografia Escolar é importante para conduzir os educandos a localizar-se no espaço geográfico e também saber como explorá-lo, além de ser um importante recurso didático-pedagógico para se fazer uma leitura crítica da realidade e dos fenômenos que se apresentam no espaço. Abordaremos também sobre como o ensino de Cartografia no Ensino Médio na escola pública pode contribuir para a familiarização da Escala Geográfica nesse nível de ensino, contribuindo direta e indiretamente no desenvolvimento de um raciocínio geográfico, permitindo uma leitura multiescalar dos fenômenos geográficos. A Geografia é a responsável por trabalhar com a Cartografia Escolar nos currículos escolares da Educação Básica, favorecendo, assim, um contato direto dos alunos com a linguagem cartográfica e suas escalas, onde eles poderão analisar diversos fenômenos físicos ou humanos que tanto podem ocorrer em escala local quanto em escala global.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-02-25

Número

Sección

Artigos