O ENSINO DE GEOGRAFIA E O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n3.68324Resumo
As políticas educacionais têm oportunizado instituições de ensino público ou privado a promoção de programas que fomentem a preservação ambiental, e o currículo traz propostas que podem ser desenvolvidas e ultrapassem barreiras, para além do que está proposto. A problemática da pesquisa surge com a ideia de pensar as inúmeras possibilidades em que o professor da Educação Básica possui para desenvolver projetos que possam despertar nos estudantes a preocupação quanto as questões ambientais. O objetivo do artigo é analisar os possíveis impactos dos projetos desenvolvidos pelo professor da Educação Básica e a importância da disciplina de Geografia para a efetivação da Educação Ambiental. As indagações referentes a estrutura curricular da educação Básica, dão suporte para gerar questionamentos quanto a efetivação das políticas ambientais. E o professor nesse processo, é um mediador, que introduz a temática ambiental aos estudantes como forma de esclarecer os distintos interesses das classes dominantes com relação as políticas educacionais. Os argumentos discutidos na investigação, são contribuições que auxiliaram para o desenvolvimento das atividades realizadas pelos docentes, que podem gerar impactos positivos ou negativos quanto a aplicabilidade do currículo.