CONTRIBUIÇÕES DA CONSTRUÇÃO E USO DO JOGO GEOTRILHA – DESVENDANDO O BIOMA CAATINGA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n3.68854Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do Jogo Geotrilha – Desvendando o Bioma Caatinga, bem como suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. A proposta de construção do referido jogo, aborda a temática referente as principais características geográficas do Bioma Caatinga. Os interlocutores dessa pesquisa são os discentes do curso de Licenciatura em Geografia, da turma de Estágio IV, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras – PB. Os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas, trazendo reflexões e considerações sobre o uso de jogos didáticos como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem e sobre as possibilidades de aprendizagem na construção do conhecimento geográfico a partir do uso desse recurso. A pesquisa também apresenta o percurso metodológico da construção do Jogo Geotrilha – Desvendando o Bioma Caatinga. Bem como, compreende as considerações e análises do processo de aplicação do jogo e do desenvolvimento geral da pesquisa. Os resultados alcançados com a construção e aplicação do jogo foram satisfatórios, proporcionando momentos de aprendizagem de maneira lúdica, dinâmica e agradável.