EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DINÂMICA REGIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ÍNDICE DE DESIGUALDADE SOCIOEDUCACIONAL (IDSED)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n2.71585Resumo
Este artigo intenciona apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da Universidade Federal do Tocantins, intitulada Mapa da Desigualdade Socioeducacional. Partindo do entendimento de que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é incompleto, por apresentar um quadro de domínio de proficiente especialmente em Português e Matemática, sem, contudo, mencionar o processo no qual o aprendizado se deu, o IDSED (Índice de Desigualdade Socioeducacional, produto da mencionada pesquisa), visa complementar a informação do primeiro indicador. Para tanto, seu pressuposto baseou-se na compreensão de que o desenvolvimento educacional, particularmente das redes públicas, é desigual, baseado em critérios socioeconômicos, socioculturais, infraestruturais escolares e de escolarização. A sua principal base teórica e conceitual são os autores P. Bourdieu e J-C. Passeron e o objeto inicial de análise foi o Estado do Tocantins, Brasil. Este trabalho é resultado da pesquisa componente do projeto “SEDUC-TO/FAPTO Cartografia da Desigualdade Socioeducacional do Tocantins e Formação de Professores", sendo que este artigo, enquanto análise dos dados, se inscreve no estágio pós-doutoral em Planejamento Urbano e Regional, em realização no IPPUR-UFRJ.