MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS –ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS NO BRASIL E REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA GEOGRAFIA (1990 A 2022)

Autores

  • Carlos Eduardo Oliveira Marins Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Carolina de Oliveira Marques Universidade Federal da Paraíba
  • Roberto Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n2.71586

Resumo

A militarização das escolas públicas é um fenômeno que se expandiu no território brasileiro nos últimos anos, especialmente com a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, em 2019, no início do governo Bolsonaro. A despeito dessa expansão e de seus efeitos pedagógicos e socioterritoriais, o tema nos parece inexpressivo nos debates e produções da Geografia brasileira. Movidos por tal inquietação, realizamos um levantamento de dissertações, teses, artigos em periódicos e grupos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com o intuito de mapear as tendências de onde, do como (instrumental teórico-metodológico) e do volume (quantitativo) das produções acerca do tema no Brasil. Quatro fontes foram consultadas: o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, o Catálogo de Teses & Dissertações da Capes, a plataforma SciELO (Brasil) e o Google Acadêmico. Com a organização e sistematização dos trabalhos obtidos em nossas buscas, identificamos o exponencial crescimento do número de pesquisas desde 2019; destacamos os principais produtos dessas pesquisas, assim como as áreas do conhecimento em que têm sido majoritariamente realizadas; e lançamos alguns pontos de reflexão acerca da tímida presença do tema na Geografia.

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Publicado

2024-09-28

Edição

Seção

Artigos