DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA PARA SE PENSAR O CONTEXTO DE ESTUDANTES DA EJA EM JOÃO PESSOA – PB

Autores

  • Caline Mendes de Araújo Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Alexandre Sabino do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n2.71591

Resumo

O texto ora apresentado constitui-se de uma reflexão acerca de uma experiência realizada no âmbito da Educação, notadamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública da cidade de João Pessoa – PB, na disciplina de Geografia, no contexto da pandemia e do chamado Ensino Remoto (2021). O projeto teve como foco as desigualdades socioespaciais existentes nos contextos de vivências dos estudantes, configurados historicamente como verdadeiros territórios de exclusão. A experiência intencionou, também, fomentar, junto aos educandos, ¬a capacidade de problematizar os entraves que acometem os espaços urbanos, sobretudo aqueles referentes ao seu cotidiano. O objetivo geral do artigo é refletir acerca dos resultados provenientes do projeto desenvolvido com turmas da EJA/Ensino Médio sobre as desigualdades socioespaciais expressas nos mais variados tipos de problemas urbanos das periferias de João Pessoa. A discussão se dá, ainda, à luz do debate sobre Direitos Humanos (DH) e Cidadania. Do ponto de vista metodológico, o estudo se configura como sendo uma pesquisa-participante, de cunho predominantemente qualitativo, na qual foram realizados levantamentos/análises bibliográficas, organização, acompanhamento, registro e análise das atividades/aulas realizadas com alunos(as) no contexto do Ensino Remoto. Por meio da execução do projeto, que passou por muitos entraves (educacionais, tecnológicos, socioeconômicos, políticos, entre outros), considera-se de extrema relevância aquilo que foi desenvolvido durante a experiência entre docente e estudantes, pois, de forma crítica e engajada, constatou-se, coletivamente, uma flagrante negação de direitos constitucionais, de Direitos Humanos e de Cidadania aos estudantes inseridos no projeto e aos demais cidadãos que vivem nos espaços esquecidos e negligenciados por parte do Estado em João Pessoa – PB.

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Publicado

2024-09-28

Edição

Seção

Artigos