FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPB E UFCG: MUDANÇAS E DESAFIOS DA NOVA REFORMA CURRICULAR

Autores

  • Rita de Cassia Santos de Lira Universidade Federal da Paraíba
  • Lenilton Francisco de Assis Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n2.71592

Resumo

O artigo analisa as mudanças e os desafios da formação de professores de Geografia após a aprovação da BNC-Formação que impôs nova reforma curricular aos cursos de licenciatura do Brasil. Para tanto, realiza uma análise documental das duas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e de três Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa do tipo qualitativa também fez uso de revisão bibliográfica e de videogravações como fontes complementares. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o exame dos dados que revelaram diferenças e avanços formativos nos cursos investigados cujos posicionamentos das instâncias representativas são de se colocarem contrários e resistentes às mudanças impostas pela BNC-Formação.

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Publicado

2024-09-28

Edição

Seção

Artigos