FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPB E UFCG: MUDANÇAS E DESAFIOS DA NOVA REFORMA CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n2.71592Resumo
O artigo analisa as mudanças e os desafios da formação de professores de Geografia após a aprovação da BNC-Formação que impôs nova reforma curricular aos cursos de licenciatura do Brasil. Para tanto, realiza uma análise documental das duas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e de três Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa do tipo qualitativa também fez uso de revisão bibliográfica e de videogravações como fontes complementares. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o exame dos dados que revelaram diferenças e avanços formativos nos cursos investigados cujos posicionamentos das instâncias representativas são de se colocarem contrários e resistentes às mudanças impostas pela BNC-Formação.