EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DAS GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Rios de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Joselisa Maria Chaves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Deorgia Tayane Mendes de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n3.72184

Resumo

O uso de Geotecnologias nas escolas é muito importante para ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem o pensamento espacial. O manuscrito discute o uso dessas ferramentas na Educação Básica (EB) ao longo do tempo em publicações de referências para identificar os avanços conceituais e metodológicos, verificar quais autores e instituições mais publicaram sobre o tema. A metodologia abrange uma revisão de literatura por meio de bibliometria e análise sistemática no período de 1985 a 2021 para mostrar a história e tendências de publicações relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento dessa temática, bem como suas lacunas. Os principais resultados mostram que o crescimento da produção científica ocorreu a partir dos anos 2010. Os EUA é o país que lidera nessa produção desde à década de 1990, abrangendo o maior número de artigos, autores e instituições que publicam nessa área. GIS e Ensino de Geografia são os termos mais frequentes na rede de palavras-chave formada com os artigos analisados. Esta análise foi importante para apontar as carências de pesquisa e indicar implementação das Geotecnologias no Ensino Fundamental para que esta inclusão seja mais precoce na EB.

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Artigos