A cultura dos cordéis: mapeamento temático e territorial no Brasil

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Nair Yumiko Kobashi Professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.

Resumo

Pesquisa sobre mapeamento temático do território da Literatura de Cordel no Brasil, visando propor a expansão da classe de Literatura Popular em Classificações Bibliográficas Gerais. A semiótica greimasiana constitui o referencial teórico da pesquisa, sobretudo para observar, no processo de discursivização, os investimentos semânticos de tematização e figurativização presentes nos discursos dos folhetos de cordel. As teorias da classificação bibliográfica complementam o referencial teórico, que embasará a proposta de criação de novas classes a serem integradas aos instrumentos de classificação bibliográfica. Os temas tratados na literatura de cordel serão analisados a partir de um corpus de folhetos de cordel de poetas populares identificados em cada uma das regiões do território brasileiro. As Classes Temáticas propostas por Albuquerque (2011) serão o ponto de partida para a análise do corpus. Os resultados da análise temática da Literatura de Cordel serão representados graficamente através de mapas conceituais.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB.
Publicado
2015-05-11
Seção
Pesquisas em andamento