BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

  • André Porto Ancona Lopez
  • Rodrigo Fortes de Ávila
  • Rosamaria Gonçalves de Mello
  • Thays Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Diplomática e Tipologia Documental, Blog, Ambiente de Ensino, Ensino de Arquivologia

Resumo

Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Lopez, A. P. A., Ávila, R. F. de, Mello, R. G. de, & Santos, T. R. dos. (1). BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 1, 86-99. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790
Seção
Relatos de Experiência | Experience Articles