FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CORRENTES TEÓRICAS E O CONCEITO DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Fundamentos da Ciência da Informação. Epistemologia da Ciência da Informação. Conceito de informação. Teorias da informação.

Resumo

Neste artigo busca-se realizar um mapeamento do campo da Ciência da Informação, a partir de dois aspectos: a identificação de suas correntes teóricas e a sistematização dos diferentes conceitos de informação presentes na área. As correntes teóricas apresentadas são: os estudos de fluxo da informação científica, os estudos em representação e recuperação da informação, os estudos de usuários da informação, a gestão da informação e do conhecimento, a economia política da informação e os estudos métricos da informação. A seguir, são apresentados os três conceitos de informação conforme a visão de diversos autores: o conceito físico/sintático/restrito/positivista, o conceito semântico/cognitivo/amplo e o conceito pragmático/mais amplo ainda/alternativo/social. Ao final, são confrontados os dois quadros de análise, em busca da identificação tanto da diversidade quanto de aspectos estruturantes do campo da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da UFMG. Dr. em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

25-06-2014

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2014). FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CORRENTES TEÓRICAS E O CONCEITO DE INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(1), 57–79. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19120

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles