APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA À COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Autores

  • Helga Cristina Hedler Universidade Católica de Brasília
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Bruno Silveira Duarte Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Carlos Enrique Carrasco Gutierrez Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Computação em nuvem, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Comportamento do usuário.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a aceitação e adoção da computação em nuvem por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e validar um instrumento de obtenção desta medida. Participaram da pesquisa 55 funcionários de uma escola de capacitação para a indústria que utiliza serviços de nuvem (e-mail, armazenamento em disco, agenda, grupos, contatos, bate-papo e web conference). Os resultados indicam que as quatro escalas de medida (Intenção Comportamental, Utilidade Percebida, Atitude para Uso e Facilidade de Uso Percebida) apresentam confiabilidade boa (Alfa de Cronbach) variando entre 0,82 e 0,92. Utilidade Percebida e Atitude para Uso foram preditoras da Intenção Comportamental. Facilidade de Uso Percebida, uma relação não hipotetizada, também foi preditora da Intenção Comportamental. Dois itens da escala Facilidade de Uso Percebida apresentaram cargas fatoriais baixas, o que mostra a necessidade de se reformular ou criar mais itens para avaliar esse construto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga Cristina Hedler, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto) pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Gestão do Conhecimento Científico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação empresarial, gestão de pessoas, gestão do conhecimento e cultura organizacional.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier (LIRMM), França (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

Bruno Silveira Duarte, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atua na gestão de projetos de inovação e tecnologia da área de educação profissional e tecnológica.

Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de Brasília

Hércules Antonio do Prado é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1989) e doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), com estágio doutoral na University of Pittsburgh, EUA (1999). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, docente no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, membro do Comitê Técnico da Embrapa Sede e Diretor-Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fundação Eliseu Alves). Foi membro do Conselho Curador desta mesma fundação e do corpo de avaliadores de cursos de graduação do INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Trabalha e desenvolve pesquisas nas áreas de gestão organizacional, planejamento estratégico, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e inteligência competitiva. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Baseados em Conhecimento, atuando principalmente em Inteligência Artificial aplicada às organizações. Publicou mais de100 trabalhos científicos entre artigos em periódicos e eventos, livros e capítulos de livros. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado e 3 trabalhos de conclusão de cursos de graduação.

Carlos Enrique Carrasco Gutierrez, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Economia pela EPGE - Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008), Doutor em Engenharia Elétrica (métodos de apoio à decisão) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor dos cursos de doutorado, mestrado e graduação da Universidade Católica de Brasília. Suas áreas de interesse são: Econometria aplicada à Macroeconomia, Finanças e Microeconomia (avaliação de projetos sociais e das políticas públicas).

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Hedler, H. C., Ferneda, E., Duarte, B. S., do Prado, H. A., & Gutierrez, C. E. C. (2016). APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA À COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 188–207. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/26392

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles