O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ASPECTOS RELEVANTES E ESTÍMULO A NOVAS PESQUISAS

Autores

  • Angela Pizzaia UEM/UniCesumar
  • Paulo Marcelo Ferraresi Pegino UniCesumar
  • Júlio Ernesto Colla UNESPAR
  • Nelson Tenório UniCesumar http://orcid.org/0000-0002-7339-013X

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Palavras-chave:

Comunicação, Modelos, Organizações, Gestão do Conhecimento

Resumo

O conhecimento é um importante ativo para as organizações uma vez que é reconhecido pelo atual modelo econômico como essencial para a produtividade e a inovação. As organizações que gerenciam com excelência o conhecimento de seus recursos alcançam a melhoria da eficiência organizacional. Existem diversos modelos da Gestão do Conhecimento (GC) visando prover o desenvolvimento sustentável organizacional em um ambiente de competitividade e inovação. Entretanto, tais modelos têm dado pouca atenção à comunicação, que é essencial para que a informação ganhe fluência dentro da organização e gere conhecimento útil. Assim, o objetivo deste artigo é discutir os aspectos relevantes da comunicação nos principais modelos da GC no sentido de refletir o papel da comunicação nesses modelos e estimular novas pesquisas acerca do tema. Para tanto, são apresentados e discutidos os modelos consolidados pela literatura da GC por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, considerando aspectos como o processo explícito da comunicação nesses modelos, o grau do fator de pertinência e a importância da comunicação para esses modelos e, finalmente, as estratégias de comunicação que atendem os objetivos dos modelos. Os resultados alcançados mostraram que nenhum dos modelos analisados consideram explicitamente os aspectos relevantes da comunicação, e que isso é importante para que o conhecimento ganhe fluência e seja útil dentro da organização. Assim, não tratar de forma explícita os aspectos da comunicação dentro dos modelos da GC dificulta o compartilhamento e uso efetivo do conhecimento nesses modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Pizzaia, UEM/UniCesumar

Mestra em Gestão do Conhecimento pela UniCesumar. Tutora EaD da Universidade Estadual de Maringá no curso de Especialização em Gestão em Saúde e na UniCesumar nos cursos de graduação em Processos Gerenciais e Administração de Empresas.

Paulo Marcelo Ferraresi Pegino, UniCesumar

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento da UniCesumar. Pesquisador e Bolsista produtividade pelo Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI.

Júlio Ernesto Colla, UNESPAR

Doutor em Administração pela PUCPR. Professor do Curso de Administração da UNESPAR/Campus de Paranavaí. Pesquisador na UNESPAR.

Nelson Tenório, UniCesumar

Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS com Pós-Doutorado na IT University of Copenhagen e na Universidade de Copenhague. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento da UniCesumar. Pesquisador e Bolsista produtividade pelo Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Pizzaia, A., Pegino, P. M. F., Colla, J. E., & Tenório, N. (2018). O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ASPECTOS RELEVANTES E ESTÍMULO A NOVAS PESQUISAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 62–81. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles