Gestão do conhecimento: base da memória organizacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na Paraíba

Autores

  • Rayan Aramís de Brito Feitoza UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) https://orcid.org/0000-0002-1511-839X
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

A memória organizacional funciona como uma ferramenta de processos de informação na criação e compartilhamento de conhecimentos organizacionais, memória essa, formada por um conjunto de documentos que é resultado de práticas ou ações de gestão do conhecimento. Este estudo objetiva analisar os processos de gestão do conhecimento que podem contribuir para a formação e preservação da memória organizacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico, exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. É uma pesquisa de campo, configurando-se como um estudo de caso no arquivo da instituição. Para a coleta de dados, utiliza a técnica de observação direta intensiva, por meio de anotações no diário de campo e entrevista semiestruturada. Para análise e interpretação dos dados, adota a técnica de análise de conteúdo por meio de sistema de categorias pré-estabelecidas. Os processos de gestão do conhecimento identificados e analisados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba são: a seleção, a organização, o armazenamento/arquivamento, e a atualização do conhecimento criado e formalizado na trajetória da instituição. Infere que as práticas realizadas contribuem com à memória da organização, mas a instituição precisa criar políticas mais consistentes para a eficiência dos processos, mantendo a memória organizacional atualizada no ambiente de trabalho dos seus colaboradores e clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Feitoza, R. A. de B., & Duarte, E. N. . (2021). Gestão do conhecimento: base da memória organizacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na Paraíba. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 211–226. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/61615

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional