Ferramentas para gestão da informação em revisões de literatura

Autores

Resumo

A revisão da literatura pode ser considerada uma etapa importante para promover a síntese dos conhecimentos produzidos e a identificação de lacunas para apontar novos estudos. As revisões de literatura podem ser de quatro tipos: revisões narrativas, revisões de escopo, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos. Este estudo tem como objetivo apresentar ferramentas para otimização da gestão de informação na condução de revisões de literatura. Trata-se de um estudo teórico, tendo como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica em artigos e manuais sobre revisão de literatura. Como resultados descreve-se sete etapas gerais da revisão de literatura, a saber: 1. Definir a questão de pesquisa;2. Seleção das bases de dados;3.Elaborar estratégias de busca;4.Realizar a pesquisa nas bases de dados;5.Seleção dos estudos;6.Gestão dos resultados por meio de software;7.Avaliação dos estudos e redação da revisão e os gerenciadores de referências e gerenciadores de revisão de literatura. Conclui que que revisões de literatura robustas necessitam de equipe multiprofissional para sua condução, incluindo o Bibliotecário. A utilização de ferramentas para a gestão da informação em Revisões de Literatura auxilia o processo de análise dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Damasceno de Souza, Universidade FUMEC

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Santana do Ipanema)

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bibliotecário do Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

Armando Sérgio de Aguiar Filho , Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Aleida Nazareth Soares , Universidade FUMEC

Doutora em Ciência da Saúde pela Faculdade Santa Casa BH, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Souza, A. D. de, Ribeiro, J. S. de A. N. ., Silva, E. B. F. da ., Aguiar Filho , A. S. de ., & Soares , A. N. . (2022). Ferramentas para gestão da informação em revisões de literatura. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 299–313. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65024

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional