Estado da arte sobre cultura da integridade, compliance e gestão do conhecimento

Autores

Resumo

Pesquisas sobre cultura da integridade, compliance e gestão do conhecimento têm despertado o interesse no ambiente acadêmico e empresarial. A cultura da integridade baseada no compartilhamento do conhecimento pode ser compreendida como uma estratégia organizacional de mitigação de riscos corporativos. Neste contexto, estudar o passado, o presente e projetar o futuro acerca das publicações científicas sobre o tema proposto constitui um relevante exercício teórico. O objetivo geral deste artigo foi analisar a produção de conhecimentos científicos sobre cultura da integridade, compliance e gestão do conhecimento. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliométrica, baseada em um quantitativo de 109 publicações (realizadas entre 1999 e 2021), as quais são indexadas junto à base da Scopus (Elsevier). Foi verificado que a taxa de crescimento anual das publicações sobre o tema foi igual a 9.91% no período analisado e que os principais polos de publicação sobre cultura da integridade, compliance e gestão do conhecimento são o Reino Unido e os Estados Unidos da América, respectivamente. Juntos, esses países concentram aproximadamente 20% da produção mundial. As principais fontes de publicações sobre o tema são, respectivamente, o Business Information Review e o Proceedings of the European Conference on Knowledge Management. Pode-se concluir que esta pesquisa possui algumas limitações, uma vez que, trata-se de um tema muito recente, e assim, há uma lacuna de publicações específicas sobre este assunto. Logo em trabalhos futuros, recomenda-se a proposição intelectual para problematizar como a gestão do conhecimento pode contribuir para efetividade da cultura da integridade nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Júnio da Silva, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Amanda Damasceno de Souza, Universidade FUMEC

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Silva, H. J. da, Ribeiro, J. S. de A. N. ., Corrêa, F., Dutra, F. G. de C., & Souza, A. D. de. (2023). Estado da arte sobre cultura da integridade, compliance e gestão do conhecimento. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 130–145. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65560

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento