Gestão do Conhecimento na pós-graduação stricto sensu no Brasil: principais tópicos abordados nas linhas de pesquisa

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os principais tópicos de pesquisa indicados nas áreas de concentração e linhas de pesquisa de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu que desenvolvem pesquisas em gestão do conhecimento no Brasil. Realizou-se pesquisa exploratória e aplicada que empregou pesquisa bibliográfica e documental. Foram coletados dados disponíveis no portal CAPES para a identificação de PPGs com ao menos uma linha de pesquisa em gestão do conhecimento. Na sequência foram coletados dados diretamente nos sites dos PPGs identificados, tais como o título e a descrição da área de concentração, bem como o título e a descrição de cada linha de pesquisa em gestão do conhecimento desenvolvida pelo Programa. A solução de inteligência artificial delineada para a mineração de texto dos dados coletados. Como resultados foram identificados 31 Programas de Pós-graduação Stricto Sensu com pesquisas em gestão do conhecimento ofertados por 27 instituições diferentes. Estes Programas estão distribuídos em sete áreas de conhecimento da CAPES, com maior incidência nas áreas ‘Comunicação e Informação’ (13) e ‘Interdisciplinar’ (6). Em complemento foram ainda identificadas 31 áreas de concentração que dispõem 62 linhas de pesquisa em gestão do conhecimento estruturadas nos Programas. Em complemento, os principais tópicos de pesquisa identificados nas linhas de pesquisa analisadas foram: informação, conhecimento, gestão, organização, inovação, processos, tecnologia, comunicação, desenvolvimento e ciência. Os resultados deste estudo contribuem para o reconhecimento da gestão do conhecimento como tema de pesquisa ao nível Stricto Sensu no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo do Nascimento, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Sócio fundador da ED6 Educação e Inovação e da Universitas Soluções Educacionais, Brasil.

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Maria Sheila Carneiro, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Analista de desenvolvimento em TI do Carrefour, Brasil.

Filipe Pereira Nunes de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Diretor da Supervisão de Planejamento e Monitoramento em Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil.

João Rafael Gonçalves Evangelista, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Especialista em segurança da informação em cloud da Claro, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Nascimento, H. do, Gaspar, M. A., Carneiro, M. S., Carvalho, F. P. N. de, & Evangelista, J. R. G. (2023). Gestão do Conhecimento na pós-graduação stricto sensu no Brasil: principais tópicos abordados nas linhas de pesquisa. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 84–99. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65568

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento