Gestão do conhecimento e inovação organizacional: uma revisão integrativa
Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura dos constructos de Gestão do Conhecimento (GC) e da Inovação Organizacional (IO), permeado pela visão pragmática e objetiva do paradigma funcionalista, preconizado por Gareth Morgan. Ademais, a pesquisa bibliográfica adotou como método o exploratório-descritivo, com contribuição para os aspectos teóricos e práticos enquanto estado da arte da literatura. Como IO, compreendem-se os esforços internos somados à interação com os recursos externos, incorporando novos conhecimentos e habilidades que, como produto, provocam melhorias no contexto da instituição. Enquanto GC, por sua vez, adota-se a perspectiva conceitual de que a prática do compartilhamento otimiza a capacidade das pessoas para a mudança. A partir dos levantamentos basilares, é possível aferir que a relação entre GC e IO influencia no desempenho organizacional, sobretudo na criação de resultados de valor atrelado ao processo de inovação. Como resultado, verificou-se que o gerenciamento para “além do estável” e para “além dos limites” corrobora a ideia de que a inovação é fator essencial para a superação dos desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas. O tema de aprendizagem organizacional, neste contexto, ganha ênfase uma vez que contribui para impulsionar a inovação, assim como a demanda pela efetiva gestão das pessoas, detentoras do conhecimento e estratégicas para a mudança. Merecem destaque também a relação do compartilhamento e da cooperação por meio da gestão do conhecimento, que desempenha um papel mediador entre a gestão da qualidade e a inovação, além do uso da tecnologia da informação nas organizações. Conclui-se que a gestão do conhecimento e a inovação dependem de um contexto organizacional propício, em que as relações extrapolam os limítrofes de uma organização específica, sejam estas instituições públicas ou privadas. Como sugestão para futuros estudos, propõe-se a definição de modelos para a mensuração da gestão do conhecimento em projetos de inovação organizacional.