Gestão do conhecimento e inovação organizacional: uma revisão integrativa

Autores

  • Marco Tulio Braga de Moraes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karyne Malischeski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura dos constructos de Gestão do Conhecimento (GC) e da Inovação Organizacional (IO), permeado pela visão pragmática e objetiva do paradigma funcionalista, preconizado por Gareth Morgan. Ademais, a pesquisa bibliográfica adotou como método o exploratório-descritivo, com contribuição para os aspectos teóricos e práticos enquanto estado da arte da literatura. Como IO, compreendem-se os esforços internos somados à interação com os recursos externos, incorporando novos conhecimentos e habilidades que, como produto, provocam melhorias no contexto da instituição. Enquanto GC, por sua vez, adota-se a perspectiva conceitual de que a prática do compartilhamento otimiza a capacidade das pessoas para a mudança. A partir dos levantamentos basilares, é possível aferir que a relação entre GC e IO influencia no desempenho organizacional, sobretudo na criação de resultados de valor atrelado ao processo de inovação. Como resultado, verificou-se que o gerenciamento para “além do estável” e para “além dos limites” corrobora a ideia de que a inovação é fator essencial para a superação dos desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas. O tema de aprendizagem organizacional, neste contexto, ganha ênfase uma vez que contribui para impulsionar a inovação, assim como a demanda pela efetiva gestão das pessoas, detentoras do conhecimento e estratégicas para a mudança. Merecem destaque também a relação do compartilhamento e da cooperação por meio da gestão do conhecimento, que desempenha um papel mediador entre a gestão da qualidade e a inovação, além do uso da tecnologia da informação nas organizações. Conclui-se que a gestão do conhecimento e a inovação dependem de um contexto organizacional propício, em que as relações extrapolam os limítrofes de uma organização específica, sejam estas instituições públicas ou privadas. Como sugestão para futuros estudos, propõe-se a definição de modelos para a mensuração da gestão do conhecimento em projetos de inovação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Tulio Braga de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Karyne Malischeski, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Moraes, M. T. B. de, Malischeski, K., & Dandolini, G. A. (2023). Gestão do conhecimento e inovação organizacional: uma revisão integrativa. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 146–161. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65569

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento