APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.7443/24239Palavras-chave:
Filosofar selvagem, Pensamento insurgente, Filosofia desde América LatinaResumo
Os textos desta coletânea foram escolhidos como se já vivêssemos numa democracia filosófica capaz de albergar os dois métodos, o método-conhecimento e o método-experiência: alguns dos textos são marcadamente acadêmicos, outros de estilo de ensaio mais informal, outros extremamente livres em sua forma de expor idéias e discuti-las. Para o organizador desta coletânea e, creio, para seus participantes, todos esses trabalhos são igualmente filosóficos. Uma das características do método-experiência é que ele permite jovens estudantes filosofarem; o método-conhecimento não; antes de poder filosofar segundo esse método, os estudantes terão que ler bibliografias imensas sempre em crescimento, e já serão velhos quando conseguirem. Uma boa parte dos textos deste livro é de autoria de jovens estudantes de filosofia, vários dos quais foram alunos de meus cursos de Filosofia no Brasil e Filosofia em América Latina, ministrados na Universidade de Brasília entre os anos 2006 e 2013, aproximadamente. Competentes em seus estudos regulares, todos eles sentiam fortes desejos de fazer algo “a mais” do que lhes era exigido pelos mecanismos regulares de avaliação [...]
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24239]
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).