Sobre a Revista

Na revista Problemata, temos como espírito de discussão e publicação uma abordagem dos problemas filosóficos como perspectiva metodológica. Fundada em 1998, pelo professor Edmilson Alves de Azevêdo, a Problemata tem buscado um caminho próprio de orientação. O nosso foco é buscar o aprofundamento de questões que impliquem o desenvolvimento do pensamento humano em sentido amplo, através da problematização de questões de Antropologia filosófica, Ética, Política, Estética, Metafísica e História da Filosofia e Filosofia da História em geral, sem restrição a escolas filosóficas determinadas. A intenção é justamente ultrapassar as questões puramente voltadas aos aspectos da História da Filosofia e atingir o desenvolvimento filosófico a partir dos problemas apresentados no decorrer da história do pensamento humano e na atualidade.

As contribuições podem ser encaminhadas na forma de artigos, resenhas, ensaios e traduções de textos canônicos do pensamento filosófico. A proposta é publicar também eventualmente dossiês temáticos com editores convidados. As contribuições podem ser feitas em português, inglês, espanhol, italiano e francês.

Dados da revista: Título: Problemata – Revista Internacional de Filosofia, ISSN 1516-9219 (print), 2236-8612 (on-line). É referenciada pelos indexadores: LATINDEX, Google Acadêmico, DialNet, Sumários.org e está registrada no CrossRef, nos Portais de Periódicos da CAPES e da UFPB. É filiada a ABEC e a Rede Cariniana. Está avaliada na base de dados Qualis da CAPES como B1 – Área: Filosofia.

Anúncios

NÚMERO ESPECIAL SOBRE THOMAS KUHN

02-09-2022

Proposta de número especial dedicado a Thomas Kuhn, idealizado a partir da realização do "Colóquio Thomas Kuhn: ciência, história e comunidade científica", promovido em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI) e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/Unicamp).

Saiba mais sobre NÚMERO ESPECIAL SOBRE THOMAS KUHN

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2022)
					Visualizar v. 13 n. 2 (2022)

Capa: Pipas, de Maurício Nascimento.

Publicado: 23-09-2022

Artigos

Tradução

Resenha

Ver Todas as Edições