ÀS MARGENS DA TEORIA DO RECONHECIMENTO:

UM COMENTÁRIO SOBRE DOIS TRABALHOS MENORES DE AXEL HONNETH

Autores

  • Luiz Gustavo da Cunha de Souza

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49683

Palavras-chave:

Axel Honneth, Reificação, Reconhecimento, Teoria Crítica, História das ideias

Resumo

O artigo procura apresentar de modo crítico duas obras de Axel Honneth. Na primeira parte, o texto tratado é a tradução brasileira do livro Reificação, em que Honneth explora a atualidade do conceito desenvolvido por Georg Lukács; na segunda parte, é comentado o ensaio de história das ideias, Anerkennung, que trata de diferentes interpretações dadas ao conceito de reconhecimento nos ambientes filosóficos da França, Reino Unido e Alemanha. O artigo se pretende uma resenha expandida, na qual aspectos internos de cada um dos dois livros são discutidos, mas também a situação de ambos dentro da obra completa de Honneth e, afinal, a própria contribuição que cada um dos dois livros aqui analisados aportam à trajetória de uma teoria do reconhecimento. Dessa maneira, pretende-se comentar criticamente cada um dos livros, mas também apontar para o fato de que a teoria do reconhecimento, como formulada por Honneth, ainda é uma obra em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo da Cunha de Souza

Professor de Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche com bolsa da Fapesp, pós-doutorado com bolsas da Alexander von Humboldt Stiftung e da Capes e estágio de pesquisador visitante no Institut für Sozialforschung, todos na J. W. Goethe-Universität Frankfurt am Main (Alemanha).

Referências

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.
______. Recognition as ideology. In: VAN DEN BRINK, B.; OWEN, D. Recognition and power: Axel Honneth and the tradition of critical social theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 323-347.
______. Das Recht der Freiheit. Grudriß einer demokratischen Sittlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2011 (ed. bras.: O direito da liberdade: fundamentos de uma eticidade democrática. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2015).
______. Barbarizações do conflito social: lutas por reconhecimento ao início do século 21. Civitas, v. 14, n. 1, p. 154-176, 2014.
______. A ideia de socialismo: tentativa de atualização. Lisboa: Ed. 70, 2017.
______. Anerkennung. Eine europäische Ideengeschichte. Berlin: Suhrkamp, 2018a.
______. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. Trad. Rúrion Soares Melo. São Paulo: Ed. Unesp, 2018b.
MELO, R. S. (Coord.). A Teoria Crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Apresentação. In: HONNETH, A. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo: Ed. Unesp, 2018. p. 9-16.

Downloads

Publicado

16-12-2019