CHAMADA ESPECIAL 2022

2022-02-16

A Revista Prosppectus convida pesquisadores para submissão de artigos para a chamada especial sobre Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada.

Prazo limite para submissão: 15/09/2022       Previsão de Publicação: 10/12/2022

A COVID-19 trouxe grandes desafios para uma geração em todos os lugares do mundo, e no Brasil se encontram evidências de que os danos teriam sido mais graves, em virtude de condições pré-existentes e da gestão do enfrentamento a pandemia (Boullosa et al., 2021). Esses danos precisam ser analisados e mensurados para que a sociedade possa estabelecer estratégias para a reparação e retomada quando for o momento oportuno, seja no campo de trabalho contábil ou tendo a contabilidade como instrumento de promoção do desenvolvimento social e econômico.

Em algumas atividades e empreendimentos se percebe mudanças drásticas desde o início da pandemia de COVID-19, para execução de serviços essenciais ou para o suporte das demais atividades (Souza et al., 2021). A contabilidade mudou sua forma de atuar, mas não parou. Bens e serviços foram contratados, inventariados, agregados aos custos, transformados em novos bens e serviços, e entregues à sociedade (Lima Filho et al., 2021). A rotina do profissional contábil passou a incluir máscaras, álcool-gel, distanciamento, muita tecnologia, e trabalho remoto. Enquanto alguns desses hábitos serão descontinuados no futuro, outros serão mantidos e otimizados, como já vinha lentamente evoluindo nos últimos anos – a otimização tecnológica (Santos et al., 2021).

Além dos efeitos na rotina contábil, os demais negócios podem aproveitar melhor a governança implementada pela contabilidade para enfrentar os desafios da COVID-19 e de outras contingências (Andrade, 2020; Santos et al., 2021). A contabilidade é uma ferramenta muito útil na mensuração e recuperação de prejuízos do fechamento de muitos negócios, importante para o controle de gastos e dos desvios de recursos, e fundamental para a retomada de novos negócios e projetos (Oliveira et al., 2021). Nesta chamada, espera-se publicar manuscritos com abordagem qualitativa desses problemas que incorporem mudanças tecnológicas e de governança para o enfrentamento da crise e a retomada da vida social e econômica.

Referências

Andrade, O. M. (2020). Transparência democrática na governança pública: o direito à informação e as tensões jurídicas na Covid-19. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, 175-192.

Boullosa, R. F., Peres, J. L. P., Laranja, L. S., & Silva, L. G. (2021). Subtração da Gestão de Políticas Públicas no Contexto Pandêmico: Os Desdobramentos de um Desamparo Público Agravado pela Covid-19. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 10(1), 71-85.

Lima Filho, S. S., Martins, G. D., & Peixe, B. C. S. (2021). Compras públicas para enfrentamento da Covid-19: uma análise sob a lente da teoria contingencial. Revista Contemporânea de Contabilidade, 18(48), 40-55.

Oliveira, E. F., Pedrosa, C. K. A., Silva, S. L. P., da Silva, J. D., & da Costa, W. L. B. (2021). O Uso de Tecnologias Para Detecção de Fraudes na Pandemia da Covid-19. Revista Contabilidade e Controladoria, 13(1).

Santos, E. A., de Campos, G. H. F., Sallaberry, J. D., & Santos, L. M. R. (2021). Experiências com o Ensino Remoto e os Efeitos no Interesse e na Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis durante a Pandemia SARS-CoV-2. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 356-377.

Santos, N. D. A. (2021). A governança multinível no enfrentamento da pandemia de COVID-19 pela China. Revista de Administração Pública, 55(1), 95-110.

Souza, F. F., Kachenski, R. B., & Costa, F. (2021). Escritórios de contabilidade e sua relação com os clientes frente à crise da COVID-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 20, e3138-e3138.

A Prosppectus por meio da chamada especial busca pesquisas qualitativas em suas linhas temáticas:

Contabilidade e Controle de Gestão;

Inovação e Sistemas de Informações Contábeis e Gerenciais;

Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade;

Interfaces entre Contabilidade, Diversidade e (Des)Igualdades sociais;

Pesquisa e Ensino em Contabilidade;

Outros Temas Contábeis;

Orientações para submissão

Artigos qualitativos teóricos e empíricos, com no máximo 5 autores e limite de 13.000 palavras, em formatação APA. A edição especial segue fluxo contínuo, com limite de submissão até 15 de setembro de 2022, para publicação na edição especial, do volume 2 (dezembro de 2022). Os primeiros pareceres devolutivos ocorrerão em até 40 dias após submissão. Os autores deverão se cadastrar e submeter seus manuscritos no site da revista, em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/about. Ao submeter, escolher a seção Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada.

Os editores oferecerão análise e sugestões prévias para propostas (de até 2 páginas) enviadas até 30/04/2022, no e-mail edicreiaandrade@ufpr.br, cujo feedback ocorrerá até 10/05/2022.

Editores Convidados

Antonio Zanin – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Edicreia Andrade dos Santos – Universidade Federal do Paraná, Filipy Furtado Sell – Universidade Federal do Pará, Jonatas Dutra Sallaberry – Universidade Federal de Santa Catarina, e Mauricio Mello Codesso - Northeastern University (EUA)