Aplicabilidade da Teoria da Estruturação em Estudos de Contabilidade Gerencial no Brasil

Autores

  • Tassiani Aparecida dos Santos USP
  • Iago França Lopes Universidade Federal Paraná
  • Alison Martins Meurer

Resumo

Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é identificar como a abordagem estruturacionista de Giddens vem sendo empregada na literatura contábil nacional. Adicionalmente, busca-se direcionamentos para o desenvolvimento e construção do corpo teórico e evidências empíricas, considerando as divergências apontadas em âmbito internacional.

Método e abordagem: O campo desta investigação compõe-se de artigos publicados em periódicos brasileiros das áreas de contabilidade e administração. A interpretação do campo empírico foi organizada em duas etapas: (i) Aplicabilidade, e (ii) Análise dos elementos da Teoria da Estruturação (Structuration Theory – ST) na mudança e construção da unidade social analisada.

Contribuições: As evidências ilustram que as principais dificuldades e pontos de atenção nos quais as pesquisas empíricas de contabilidade gerencial com a lente teórica da Teoria da Estruturação devem se atentar são relativas as imprecisões conceituais, tanto na discussão das definições quanto na utilização como pano de fundo orientadora da pesquisa. Esses achados foram encontrados em análise similar nos estudos de Englund e Gerdin (2014), em âmbito internacional, indicando que o campo de pesquisa de contabilidade gerencial tem se espelhado nas pesquisas internacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para a construção teórica da abordagem sociológica estruturacionista, ao analisar e dar direcionamentos teóricos e metodológicos às investigações nacionais, ainda escassas, em contabilidade gerencial, ressoante com os argumentos de Englund e Gerdin (2014), Roberts (2014) e Lourenço e Sauerbronn (2018).

Originalidade e relevância: A pesquisa é inovadora ao refletir sobre as imprecisões conceituais da abordagem estruturacionista de Giddens nos estudos empíricos da área de contabilidade gerencial no Brasil. Dessa forma, ao apresentar uma discussão que considera a organização do mundo social em seu espectro mais amplo, este estudo contribuiu para a expansão da própria noção de contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, T. A. dos, Lopes, I. F., & Meurer, A. M. (2022). Aplicabilidade da Teoria da Estruturação em Estudos de Contabilidade Gerencial no Brasil. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(1), 59–87. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prosp/article/view/60996

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa