Etnografia e Organizações: transdisciplinaridade em antropologia & contabilidade

Autores

  • Luciano D'Ascenzi Agergs

Palavras-chave:

Etnografia. Organizações. Transdisciplinaridade.

Resumo

Objetivo: o texto retrata algumas possibilidades de diálogo transdisciplinar em contabilidade e antropologia em vista a ganhos marginais e sinérgicos.

Método e abordagem: sendo mediado pelo método etnográfico “customizado”, apresenta pontos à análise comparativa, em tempo, espaço e mobilização de elementos conceituais dos contextos de ação relevantes; destes, destaca o lugar relativo da funcionalidade, presente em ambas as práticas comparadas, enquanto elemento mais longevo às ciências sociais, e ainda hegemônico no interior das organizações contemporâneas.

Contribuições: concluindo pela possibilidade, pertinência e utilidade do movimento, em vista à eventualidade dos problemas sociais mostrarem-se resistentes às abordagens fundadas na regulação de proporcionalidades das cadeias causais dos enfoques estrutural-funcionalistas.

Originalidade e relevância: instrumentaliza eventuais políticas em diversidade social, que vem deixando de ser excentricidade para configurar tendência e/ou objetivo organizacional cada dia mais importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

D’Ascenzi, L. (2022). Etnografia e Organizações: transdisciplinaridade em antropologia & contabilidade. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(1), 29–44. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prosp/article/view/61247

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa