Salve-Se Quem Puder: cortes de recursos e resiliência financeira em uma instituição federal de ensino superior

Autores

  • José Marcos Corrêa Cardoso UFPA
  • Evandro da Paixão Araújo UFPA
  • Hudson Augusto Silva de Castro UFPA https://orcid.org/0000-0002-7180-5979
  • Lidiane Nazaré da Silva Dias UFPA

Resumo

Objetivo: Este estudo aborda a resiliência financeira em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em meio ao cenário de diminuição e bloqueios nos seus orçamentos. A resiliência financeira manifesta-se através de padrões, o quais são, em livre tradução: Autorregulação, Adaptação restritiva, Adaptação reativa, Fatalismo satisfeito e Sem poder. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o padrão de resposta de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em um cenário de choques financeiros. I

Método e abordagem: Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da universidade.

Principais resultados: A partir das respostas dos gestores e dos documentos analisados, percebeu-se que após os choques financeiros ocorridos, abalando o sistema orçamentário da Universidade, os gestores adotaram medidas para lidar com esses problemas, apresentando o padrão de resiliência enquadrado como reactive adapters. Dentre as medidas adotadas estão o redimensionamento de contratos, a reestruturação do modelo de execução financeira do planejamento orçamentário e a adoção de mecanismos de captação de recursos adicionais com parcerias externas.

Contribuições: As ações resilientes aqui elencadas poderão ser aplicados por outras IFES no sentido de compreender, precaver e superar choques financeiros semelhante aos da IFES objeto deste estudo.

Originalidade e relevância: Com este estudo será possível identificar o padrão de resposta que uma Instituição de Ensino tem em relação aos choques financeiros que esta está submetida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcos Corrêa Cardoso, UFPA

Graduação em Ciências Contábeis

Evandro da Paixão Araújo, UFPA

Graduação em Ciências Contábeis

Hudson Augusto Silva de Castro, UFPA

Mestrando em Administração

Lidiane Nazaré da Silva Dias, UFPA

Professora

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cardoso, J. M. C., Araújo, E. da P., Castro, H. A. S. de, & Nazaré da Silva Dias, L. (2022). Salve-Se Quem Puder: cortes de recursos e resiliência financeira em uma instituição federal de ensino superior. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(2), 63–86. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prosp/article/view/64287

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa