CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ AMBIENTE E SOCIEDADE

08.10.2019

As primeiras discussões a respeito da questão ambiental surgiram na década de 1960, quando os sociólogos não dispunham de nenhum arcabouço teórico, tampouco corpo empírico, que os orientasse na perspectiva de trabalhar as relações entre natureza e sociedade. Foi nessa década que começaram a surgir os primeiros sociólogos preocupados a estudar a problemática ambiental, tornando-se tema dos debates das agendas de governos, dos organismos internacionais, dos movimentos sociais, entre outros. Todavia, foi a partir dos anos 70 que surgiu a Sociologia Ambiental enquanto nova área acadêmica e científica, assumindo um papel crucial durante aproximadamente as cinco décadas de sua existência no que cerne ao debate sobre as interações entre o meio ambiente e a sociedade, em que as questões ambientais têm se configurado em tema-chave nas discussões e nos debates nacionais e até mesmo internacionais em função dos seus reflexos para além do meio ambiente, acometendo também as populações.

Num contexto em que virou modismo, porém, muitos pesquisadores, com base em rigores teórico-metodológicos, têm lidado com o desafio de discutir os problemas ambientais para além desta dimensão, até porque tais problemas são produtos de atividades humanas no curso da vida. Sendo assim, diversos pesquisadores têm olhado o meio ambiente de modo integrado com a sociedade, buscando apreender as relações existentes entre eles.

É neste sentido que surge o presente dossiê, “Ambiente e Sociedade”, que se justifica como relevante para a área da Sociologia e áreas afins pois busca consolidar ainda mais os métodos, as teorias e a literatura acerca da sociologia do meio ambiente, procurando, neste sentido, compreender as dinâmicas sociais e ambientais de forma que coexistam entre si. Além disso, este dossiê torna-se atual na medida em que procura agregar trabalhos que colocam em xeque o atual período vivido pelo planeta: um período de declínio do meio ambiente, com desafios e preocupações sobre as mudanças que têm afetado o meio ambiente (seja ele natural ou construído) mundial.

O nosso objetivo aqui é, portanto, reunir trabalhos com enfoques e resultados de pesquisas em perspectivas multi e interdisciplinares em torno da interface Meio Ambiente e Sociedade. 

Serão aceitos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas que abordem, em seus múltiplos contextos, os eixos temáticos:

1)      Políticas públicas e meio ambiente;

2)      Populações em situações de vulnerabilidade e risco socioambientais;

3)      Mudanças climáticas e dimensões humanas;

4)      Conflitos socioambientais e suas relações;

5)      Energia, meio ambiente e sociedade;

6)      Governança, participação e atores sociais na questão ambiental;

7)      Águas, redes e gestão de recursos hídricos;

8)      Populações tradicionais e meio ambiente;

9)      Outras temáticas também são bem-vindas nesse dossiê, de modo a fomentar um espaço de diálogo e intercâmbio de conhecimento.

 

Para mais informações, confira as "Diretrizes para autores" no nosso site e envie seu trabalho.