Pertença e Medos na cidade de João Pessoa: Uma resenha

Autores

  • Williane Juvêncio Pontes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Esta resenha versa sobre o livro Etnografias Urbanas sobre Pertença e Medos na Cidade, do antropólogo Mauro Guilherme Pinheiro Koury. Aborda a cidade de João Pessoa-PB a partir do seu processo de modernização e urbanização, elaborando um mosaico da cidade sob a ótica da Antropologia das Emoções. O livro é um conjunto de etnografias urbanas que discutem a cultura emotiva, a pertença, os medos corriqueiros e os códigos morais que conformam o imaginário do homem comum urbano que habita a capital paraibana, tecendo as (re)configurações urbanas e emocionais que se desenvolvem na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Williane Juvêncio Pontes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduada em Ciências Sociais pela UFPB e membro discente do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções - GREM.

Referências

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Etnografias Urbanas sobre Pertença e Medos na Cidade. Estudos em Antropologia das Emoções. Coleção Cadernos do GREM n. 11. Recife: Bagaço, João Pessoa: Edições GREM, 2017, 336p.

BECKER, Howard. A História de Vida e o Mosaico Científico. In:_____. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora HUCITEC, 1993, p. 101-115.

Downloads

Publicado

14.08.2019

Edição

Seção

Resenhas