“Se eu gosto de uma coisa, eu tenho realmente que provar que gosto": estilos de vida de jovens roqueiros cearenses

Autores

  • Itamerson Macell de Oliveira Costa da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O trabalho busca problematizar as construções dos estilos de vida de jovens roqueiros cearenses localizados nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Sendo assim, nesta investigação trabalhei com jovens na faixa etária entre 15 a 32 anos. Metodologicamente, utilizei a observação participante bem como a execução de entrevistas com tais indivíduos.  O ponto central da análise é refletir sobre os estilos de vida roqueiros bem como as apropriações e pluralizações do espaço urbano a partir da ótica dos atores juvenis. Tendo isso em vista, as relações sociais tecidas entre os mesmos por meio de suas agregações, permite percebê-los enquanto sujeitos sociais que constroem leituras singulares da cidade, possibilitando pensar em suas construções sociais que são elaboradas dialeticamente através de suas relações afetivas, ideológicas e de conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BITTENCOURT, João Batista de Menezes. Sóbrios, firmes e convictos: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). São Paulo, Ática, 1983.

CROSS, Charles R. Mais pesado que o céu: uma biografia de Kurt Cobain. Globo Editora, 1992.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2012.

LEÃO, Tom. Heavy Metal: Guitarras em fúria. Editora 34, 1997.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

LOPES, Pedro Alvim. Heavy metal no Rio de Janeiro e a dessacralização de símbolos religiosos: a música do demônio na cidade de São Sebastião das Terras de Vera Cruz. Tese de doutorado em Antropologia Social- Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. “Em tudo o que eu faço eu procuro ser muito rock and roll”: Rock, estilo de vida e rebeldia em Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2013, 327p. Tese (Doutorado em Sociologia), programa de pós-graduação em Sociologia.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. V. 17, nº 49, junho de 2002. P. 11-29.

MEDEIROS, Abda de Souza. Cosmologias do rock em Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2008, 124p. Tese (Mestrado em Sociologia), programa de pós-graduação em Sociologia.

SIMMEL, Georg. A sociabilidade: Exemplo de sociologia pura ou formal. In:__. Questões fundamentais de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974.

Downloads

Publicado

14.08.2019