Democracia, participação coletiva e arenas de deliberação – Sobre o conceito de esfera pública em Jürgen Habermas.

Autores

  • Wanderson Barbosa Dos Santos Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.

Resumo

            Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de esfera pública de Habermas realçando, por um lado, o vínculo entre a noção de deliberação pública como valor democrático, por outro lado, destacando através da fortuna crítica do conceito, outros desenhos de esferas públicas, a saber, a partir da contribuição de Nancy Fraser e de autores brasileiros. Assim, situamos a crítica do conceito num movimento de ampliação e reconhecimento de outras arenas de deliberação e formação de opinião pública. Por fim, enfatizamos a conexão entre a formação de esferas públicas e a noção ampla de democracia deliberativa no contexto da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Barbosa Dos Santos, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Teoria e Pensamento Social. Tem mestrado em Sociologia (2018), bacharelado em Sociologia (2016) e licenciatura em Ciências Sociais (2018) pela mesma Universidade. Participa do grupo de pesquisa "Desigualdades e crítica no Brasil Contemporâneo", cadastrado junto ao diretório do CNPq e sediado na mesma Universidade, membro do corpo editorial do periódico científico Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UnB). Tem como campo de interesse a área de Sociologia e pesquisa temas como: teoria sociológica, teoria crítica da sociedade, pensamento social brasileiro, sociologia da literatura, sociologia da arte e as obras de Bertolt Brecht, Walter Benjamin e Georg Simmel.

Referências

ALONSO, Angela. O abolicionismo como movimento social. Novos Estudos-CEBRAP, n. 100, p. 115-127, 2014.

APEL, Karl-Otto; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de; MOREIRA, Luiz. Fundamentação normativa da ‘Teoria Crítica’: recorrendo à eticidade do mundo da vida?. In: Com Habermas, contra Habermas: direito, discurso e democracia. São Paulo: Landy, p. 2004.

AVRITZER, Leonardo. Teoria crítica e teoria democrática: do diagnóstico da impossibilidade da democracia ao conceito de esfera pública. Novos Estudos Cebrap, v. 57, 1999.

DOMINGUES, Jose Mauricio. "Imaginario social e esfera publica, burguesia industrial e intelectuais nos anos 30 no Rio de Janeiro." Estudos Ciencias Sociais. (1996).

FRASER, Nancy. "Rethinking the public sphere: A contribution to the critique of actually existing democracy." Social text 25/26 (1990): 56-80.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria burguesa / Jurgen Habermas; tradução Flávio R. Kothe. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

______. Direito e Democracia: entre facticidade e validade, Volume II / Jurgen Habermas; tradução: Flávio Beno Siebeneichler. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

_______. Racionalidad: una determinación preliminar del concepto. In: La Teoría de la Acción Comunicativa.Tomo I. Alfaguara, Madrid: Taurus, 1987.

MELO, Rúrion. Repensando a esfera pública: Esboço de uma teoria crítica da democracia. Lua Nova, n. 94, p. 11-40, 2015.

PERLATTO, Fernando. Habermas, a esfera pública e o Brasil. Revista Estudos Políticos, v. 4, p. 78-94, 2012.

_______. Seletividade da esfera pública e esferas públicas subalternas: disputas e possibilidades na modernização brasileira. Revista de Sociologia e Política. V. 23, n. 53, p. 121-145, 2015.

SOUZA, Jessé. A singularidade Ocidental como aprendizado reflexivo: Jürgen Habermas e o conceito de esfera pública. In: A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro / Jessé Souza – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

Downloads

Publicado

05.03.2020