"Liberais por inteiro": Uma análise sociológica sobre a emergência de identidades políticas juvenis em torno do liberalismo na Paraíba

Autores

  • Tatiana Salles UFPB Universidade Federal da Paraíba
  • Monica Franch UFPB/PPGS

Resumo

Este trabalho compõe pesquisa de doutorado desenvolvida na Paraíba que se estendeu de junho de 2016 até dezembro de 2018. Os agentes da pesquisa são jovens universitários que formaram um grupo de estudos liberais chamado “Coletivo Luis Gama”, com o objetivo de difundir o que eles concordam e chamam de "ideias da liberdade". A pesquisa inclui etnografia, observação participante e entrevistas em profundidade. O movimento liberal ressurge no Brasil na esteira do movimento conservador, que se torna visível publicamente como um dos desdobramentos das  mobilizações que protagonizaram o impeachment da presidente Dilma. O Luis Gama é formado no bojo dessa movimentação, se conectando nacionalmente ao Students for Liberty . Foi percebido que a identidade política dos agentes é um processo em movimento, com tensões internas e reposicionamentos a partir das mudanças no contexto político nacional. Assim, se na fundação do Coletivo tratava-se sobretudo de se apresentar como uma alternativa à esquerda, o fortalecimento da extrema direita nas eleições de 2018 provocaram um descolamento de jovens liberais que discordaram da pauta conservadora. Se trata de um novo momento para o liberalismo no Brasil, onde a participação juvenil emprega um caráter diferente na defesa das ideias liberais, fazendo com que eles se afirmem como jovens que defendem um tipo de "liberalismo mais puro", mais aberto às pautas sociais e individuais, mas sem deixar de lado a defesa do livre mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Salles, UFPB Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda vinculada ao PPGS da UFPB. Áreas de pesquisa: juventude, identidade, geração, net ativismo e libertarianismo.

Downloads

Publicado

05.03.2020