Ensino Médio, Educação de Tempo Integral e Desigualdades: uma análise da diversificação de oferta do Programa de Educação Integral da Paraíba no município de João Pessoa – PB

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Resumo

este artigo analisa como o Programa de Educação Integral da Paraíba lida com os elementos de desigualdade que persistem na sociedade e que refletem na sua estrutura própria de política pública educacional, possivelmente fomentando as desigualdades educacionais. O trabalho, que está vinculado à pesquisa de doutorado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB,  apresenta algumas notas que possam servir como mote para refletir se as barreiras socialmente impostas pelas desigualdades sociais ao acesso e permanência dos estudantes do ensino médio das escolas de ensino de tempo integral da rede estadual  localizadas no município de João Pessoa-PB, podem vir a se transformar em desigualdades educacionais. Como considerações preliminares, o argumento deste trabalho é que o modo como o Estado vem atendendo a esse público se configura um problema de equidade no interior do sistema estadual. A comparação entre as matrículas das duas escolas pesquisadas expõe um problema que precisará ser enfrentado para equacionar a questão da iniquidade.

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Publicado

11.03.2021

Edição

Seção

Dossiê II Semana Acadêmica do PPGS