Apresentação

Autores

  • Jonatha Vasconcelos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Pâmella Synthia Santana Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

As mudanças do contexto político-teórico acerca de categorias como as de movimentos sociais e grupos dirigentes possibilitaram uma atualização no que tange às discussões proporcionadas pelos novos caminhos que a democracia no Brasil vem tomando. Quanto a isso, no que se refere à sociedade civil e ao Estado, a Sociologia Política vem demarcando temas que passam pela opinião pública e conquistam espaços nos debates acadêmicos por meio de publicações científicas e o surgimento ou o fortalecimento de grupos de trabalho. Os eventos de corrupção, a diversificação das formas de protesto, a mudança no perfil das elites políticas, o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos modos de se fazer política, a desconfiança da população em relação à democracia e a emergência de lideranças antidemocráticos, o tensionamento da relação entre os partidos políticos e os movimentos sociais, os novos partidos políticos e escolas de formação política e a defesa de causas como a étnico-racial e LGBTQIA+ são alguns dos temas que desde os anos 2000 adquirem forma e se renovam de acordo com os eventos sociais que acontecem em contextos nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe nas modalidades Bacharelado (2015) e Licenciatura Plena (2016). Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela universidade Federal da Bahia (2018). É Mestre em Sociologia (2017) e, atualmente, doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) em projeto desenvolvido em 2012-2013 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas realizadas entre os anos 2013 e 2015. Todas as pesquisas resultam de projetos coordenados pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira. Membro do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) coordenado pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira em estudos sobre participação política, movimentos sociais, eventos de protesto, engajamento militante e partidos políticos. Os principais temas de interesse e estudo são movimentos sociais, participação política, engajamento militante, juventudes, formas de ação coletiva, eventos de protesto e construção de causas e políticas públicas.

Pâmella Synthia Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS); Mestrado pelo mesmo programa com sanduíche na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com orientação do professor Flávio Heinz. É bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela mesma UFS. Foi bolsista PICVOL durante a iniciação científica, bolsista CAPES durante o mestrado e bolsista FAPITEC/CAPES durante o doutorado. Colabora com o Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP), desenvolve pesquisas sobre os temas Família e Política, Grupos Dirigentes, Política Profissional e Partidos. Também leciona a disciplina Sociologia no ensino básico.

Downloads

Publicado

21.07.2021

Edição

Seção

Dossiê Política, Democracia e Contestação