Transposição Didática: Um Relato de Experiência Através do Programa de Residência Pedagógica na E.E.E.F.M. Dr. Otávio Novais

Autores

  • karolayne leonardo UFPB
  • Rita Cassia

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Transposição didática. Ensino da Sociologia. Povos Indígenas brasileiros.

Resumo

O artigo propõe expor as experiências no exercício da transposição didática realizado através do Programa Residência Pedagógica - PRP, vinculado ao subprojeto de Sociologia – UFPB (RP – Sociologia). O processo de transposição didática é desenvolvido através do projeto de ensino-pesquisa intitulado “Povos indígenas no ciberespaço”, realizado com a turma de 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) Dr. Otávio Novais, em João Pessoa-PB, no ano de 2023. Ao longo do projeto são acionados conceitos antropológicos e sociológicos,  como “cultura” e “relativismo cultural”, para discutir a relação dos povos indígenas no Brasil com o ciberespaço. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com coleta de dados através de atividades em sala e análise de conteúdo com base no referencial teórico escolhido. Durante o projeto, os(as) estudantes realizaram pesquisas sobre a cultura dos povos indígenas brasileiros e sua relação com os meios digitais. Em conclusão, a experiência mostrou a importância da transposição didática no ensino de sociologia, tornando o conhecimento apropriado, contextualizado e compreensível para os/as estudantes. Além disso, o projeto permitiu uma reflexão sobre a relação dos povos indígenas com o ciberespaço no Brasil, promovendo uma maior valorização e compreensão da diversidade cultural na sociedade brasileira.

Palavras-Chave:  Residência Pedagógica. Transposição didática. Ensino da Sociologia. Povos Indígenas brasileiros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARDOSO, Oliveira Roberto de. Identidade, Etnia e Estrutura Social. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1976.

CESAR, Julio Lima Ramires de. Ciberespaço e patrimônio cultural digital: algumas reflexões. PatryTer - Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/patryter/article/view/22109/21273>. Acesso em 10 mai. 2024.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/delta/a/6tskTCVsLFdXCSxYXVZ6spv/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 10 mai. 2024.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. - Porto Alegre, Ed. Artmed, 2009.

LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico, 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MACHADO, Anna Rachel. Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino de produção de textos na Universidade. D.E.L.T.A., v. 16, n. 1, p. 1-26, 2000. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982/26999>. Acesso em 10 mai. 2024.

MOREIRA. M. A 1942 - Teorias de Aprendizagem. 2.ed. São Paulo: EPU, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3328862/mod_resource/content/1/Teorias%20de%20Aprendizagem%20Marco%20Antonio%20Moreira.pdf. Acesso em 05 mar. 2024.

Projeto Político Pedagógico. E.E.E.F.M. DR. Otávio Novais. João Pessoa, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14sgNAbMNPA8JeuObbkTI7UjgCP2rE_1x/view?usp=sharing. Acesso em 12 de jul. 2024.

TEÓFILO, Cristhian Silva da. Identificação étnica, territorialização e fronteiras: A perenidade das identidades indígenas como objeto de investigação antropológica e a ação indigenista. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, 2005. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/populacao-indigena/artigos_teses_dissertacoes/3._identificacao_etnica_territorializacao_e_fronteiras.pdf. Acesso em 09 abr. 2024.

Downloads

Publicado

05.08.2024