INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANALOGIA ENTRE EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS E A PROPOSTA DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Autores

  • Nicéia Fernandes Barbosa Formiga
  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro

Resumo

Objetivo: O estudo objetiva analisar as atribuições do fisioterapeuta na Atenção Básica a partir de experiências acadêmicas, fazendo uma comparação com as atribuições propostas para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Material e métodos: Realizou-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados entrevistas e análise documental. Foram entrevistados dez professores de graduação em Fisioterapia de duas Instituições de Ensino Superior do município de João Pessoa, PB, que trabalham na Atenção Básica, e realizada análise da Portaria que regulamenta os NASF. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultado: Constatou-se o crescimento na atuação da fisioterapia na atenção básica e que as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos nesse espaço, em geral, se aproximam das ações propostas para o NASF, com ressalva em relação à atuação multiprofissional e a ênfase para a atenção individual e continuada no processo de reabilitação das experiências acadêmicas. Conclusão: destaca-se a necessidade de que a formação acadêmica possibilite a vivência multiprofissional, possibilitando aos usuários um serviço mais direcionado aos interesses dos mesmos, bem como a insuficiência da proposta do NASF para atender às necessidades de atendimento fisioterapêutico. DESCRITORES: Fisioterapia. Atenção primária. Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Como Citar

Formiga, N. F. B., & Ribeiro, K. S. Q. S. (2012). INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANALOGIA ENTRE EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS E A PROPOSTA DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF). Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 113–122. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/10639

Edição

Seção

Pesquisa