PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO NA UTI NEONATAL

Autores

  • Rilávia Nayara Paiva LINS Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana.
  • Neusa COLLET Universidade Federal da Paraíba
  • Elenice Maria Cecchetti VAZ Universidade Federal da Paraíba
  • Altamira Pereira REICHERT Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Objetivos: analisar a percepção da equipe de Enfermagem acerca da humanização do cuidado ao recém-nascido/RN de risco e identificar ações dos profissionais de Enfermagem que contribuem para a humanização do cuidado na unidade de terapia intensiva neonatal/UTIN. Material e Métodos: estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 10 profissionais de enfermagem de um hospital-escola do Estado da Paraíba, no período de março a maio de 2006 por meio de entrevista semiestruturada contendo duas questões norteadoras: O que significa humanização para você? Quais ações que você pratica que em sua opinião contemplam a humanização? Para análise utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a enfermagem percebe a humanização como um fator essencial para o cuidar, projetando tal percepção nas práticas diárias do cuidado aos bebês, cuja atenção busca reduzir o impacto causado pelo ambiente estressante da UTIN. Conclusão: destaca-se a importância de incluir a família no cuidado ao bebê, com implementação de ações de humanização que depende do encontro envolvendo o cuidador e o ser cuidado, tendo como pressuposto a integralidade. DESCRITORES Humanização da assistência. Recém-nascido. Enfermagem Neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rilávia Nayara Paiva LINS, Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana.

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos-FIP. Enfermeira atuante na Estratégia de Saúde da Família da Cidade de Itabaiana-PB

Neusa COLLET, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EERP-USP. Docente da disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. João Pessoa (PB).

Elenice Maria Cecchetti VAZ, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Pediátrica da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/PPGENF/UERJ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa (PB)

Altamira Pereira REICHERT, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Docente da área de Saúde da Criança e do Adolescente e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

LINS, R. N. P., COLLET, N., VAZ, E. M. C., & REICHERT, A. P. (2013). PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO NA UTI NEONATAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(3), 225–232. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/14021

Edição

Seção

Pesquisa