IMPLICAÇÃO DA DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE O DESEMPENHO NOS 50 METROS LIVRE DE NADADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Resumo
Introdução: No esporte, a classificação tem a principal finalidade de estabelecer um ponto de partida justo e igualitário para os competidores. Contudo, a eficiência do sistema de classificação adotado na natação para os atletas com deficiência visual é questionada. Objetivo: Analisar a relação entre desempenho e a classificação nos 50 metros livre de nadadores com deficiência visual das classes 11, 12 e 13. Material e Métodos: Trata-se de um estudo documental, com dados do tempo final de prova em segundos e da classificação de atletas de elite nacionais e internacionais. Verificou-se a relação entre a classe, o sistema de classificação visual e o tempo de prova por meio da correlação de Spearman. A comparação do tempo final de prova entre as classes foi efetuada por meio da análise de variância (ANOVA one way). Resultados: O sistema de classificação visual apresentou uma correlação negativa muito forte com o tempo final de prova, apenas na análise de atletas internacionais (n=24; ρ=-0,796; p=0,001), fato que não ocorreu para os atletas nacionais (n=15; ρ=-0,260; p>0,05). Verificaram-se diferenças significativas entre as classes de nadadores com deficiência visual 11 e 12, assim como entre 11 e 13, mas, apenas para o desempenho de atletas internacionais (F=33,25; p=0,001). Conclusão: A classe visual está fortemente relacionada ao tempo final de prova, confirmando que as diferenças nos graus de visão das classes foram determinantes para o desempenho nos 50m livre para homens, mas, apenas em nível internacional. DESCRITORES Cegueira. Natação. Desempenho Atlético.Downloads
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Publicado
2016-04-07
Como Citar
SOUTO, E. C., OLIVEIRA, L. dos S., & SANTOS FILHO, C. da S. (2016). IMPLICAÇÃO DA DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE O DESEMPENHO NOS 50 METROS LIVRE DE NADADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(1), 15–20. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/15921
Edição
Seção
Pesquisa