SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL DE CÁLCIO E VITAMINA D PARA A SAÚDE ÓSSEA E PREVENÇÃO DE FRATURAS OSTEOPORÓTICAS

Autores

  • Allina Leal BRINGEL Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Kalliasmin Francielle Sacerdote ANDRADE Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Nadson Duarte SILVA JÚNIOR Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • George Gonçalves dos SANTOS Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Resumo

Objetivo: Contextualizar e descrever os principais efeitos da suplementação nutricional de cálcio (Ca) e vitamina D na saúde óssea e prevenção de fraturas osteoporóticas. Material e método: O presente artigo foi elaborado através de consultas às bases de dados eletrônicas ScienceDirect, SciELO, PUBMED/MEDLINE, LILACS, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico, considerando-se os artigos, nacionais e internacionais, publicados no período entre 2005 e 2014. Para isto, utilizou-se os DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME: Osteoporose, fraturas osteoporóticas, cálcio, vitamina D, suplementação nutricional. Resultados: Após levantamento bibliográfico, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados 30 artigos. Os estudos têm utilizado valores médios de suplementação nutricional entre 200 a 1200mg/d (Miligramas por dia) de Ca e 200 a 800UI/d (Unidades Internacionais por dia) de vitamina D em combinação, que variaram a depender da influência de fatores preponderantes, tais como sexo, idade e níveis hormonais dos indivíduos avaliados. Conclusão: Tendo em vista que a suplementação de Ca e/ou vitamina D contribui para redução da perda de densidade mineral óssea (DMO) e, consequentemente, o risco de incidência de fraturas ósseas osteoporóticas, otimizar o consumo desses micronutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea, como Ca e vitamina D, torna-se uma alternativa promissora na redução dos danos causados pela senilidade. DESCRITORES Osteoporose. Fraturas osteoporóticas. Cálcio. Vitamina D. Suplementação Nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allina Leal BRINGEL, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduanda do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, integrante do grupo de pesquisa do diretório do CNPq Doenças Infecciosas, Parasitárias e Crônicas - DIPAC e é integrante da diretoria da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Recôncavo da Bahia - LAGORB.

Kalliasmin Francielle Sacerdote ANDRADE, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduanda em medicina pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bacharel em Saúde pela UFRB (2014). Integrante do grupo de pesquisa do diretório da FAPESB: "Associação entre os níveis de metais pesados presentes nos alimentos localmente produzidos e no sangue dos habitantes de Santo Amaro - BA".

Nadson Duarte SILVA JÚNIOR, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é graduando em Medicina (CCS/UFRB) e membro do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Ciências e Tecnologias da Saúde cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

George Gonçalves dos SANTOS, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Saúde (2013) acadêmico do curso de Medicina pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integrante dos grupos de pesquisa: Bioengenharia Tecidual: Desenvolvimento de Biomateriais e Terapêuticas Regenerativas (CNPq/ICS/UFBA) e Estudos Avançados em Ciência e Tecnologia da Saúde (CNPq/CCS/UFRB). Atua nas linhas de pesquisa da Bioengenharia Tecidual Óssea e Biomateriais, nas quais participa de projetos, de experimentação animal in vivo, voltados para a avaliação de novas tecnologias, terapêuticas e biomateriais orientados para a regeneração do tecido ósseo, desde 2010. Sócio efetivo da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO) desde 2012.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

BRINGEL, A. L., ANDRADE, K. F. S., SILVA JÚNIOR, N. D., & SANTOS, G. G. dos. (2015). SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL DE CÁLCIO E VITAMINA D PARA A SAÚDE ÓSSEA E PREVENÇÃO DE FRATURAS OSTEOPORÓTICAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(4), 353–358. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/20427

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)