CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE-HIV TRATADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA PARAÍBA, 2005 - 2011

Autores

  • Priscylla Lins FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba
  • Elisama Araújo de SENA Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Helena Soares de Morais FREITAS Universidade Federal da Paraíba
  • Alecsandra Bezerra Monteiro de OLIVEIRA Hospital Clementino Fraga, João Pessoa/PB

Resumo

Objetivo: Descrever as características epidemiológicas dos casos de coinfecção Tuberculose (TB) e HIV notificados em hospital de referência da Paraíba. Material e Métodos: Estudo epidemiológico descritivo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga (CHCF), em João Pessoa – PB, que incluiu todos os casos notificados de TB e HIV notificados no período de 2005 a 2011. Resultados: Foram notificados 501 casos de coinfecção no período estudado. Destes, 94% estão na faixa etária dos 20 aos 59 anos, com predomínio do sexo masculino (70%). A média de casos novos de TB foi de 506 ± 106,6 por ano e a média anual de coinfecção foi de 72 casos novos. Sobre o encerramento do tratamento de TB observou-se 51,3% de cura, 22,4% de abandono, 8,6% de transferência para outras Unidades de Saúde e 15,8% de evolução para óbito. Em 1,4% dos casos houve mudança no diagnóstico, em 0,2% observou-se presença de TB multirresistente e, em 0,4%, o desfecho foi desconhecido. Conclusões: A investigação de TB em pacientes com HIV/AIDS e testes de HIV em pacientes com TB é de suma importância. Ações políticas e técnicas no combate a essas patologias, desenvolvidas em conjunto entre os programas de controle de TB e de HIV/AIDS com a apoio das organizações governamentais e não-governamentais, são essenciais para redução do impacto da coinfecção. DESCRITORES Tuberculose. HIV. Coinfecção. Epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Lins FILGUEIRAS, Universidade Federal da Paraíba

Priscylla Lins Filgueiras (FILGUEIRAS, P. L.): Estudante de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Elisama Araújo de SENA, Universidade Federal da Paraíba

Elisama Araújo de Sena (SENA, E. A.): Estudante de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Cláudia Helena Soares de Morais FREITAS, Universidade Federal da Paraíba

Cláudia Helena Soares de Morais Freitas (FREITAS, C. H. S. M.): Professora Doutora da Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Alecsandra Bezerra Monteiro de OLIVEIRA, Hospital Clementino Fraga, João Pessoa/PB

Alecsandra Bezerra Monteiro de Oliveira (OLIVEIRA, A. B. M.): Especialista em Pneumologia Sanitária (ENSP), Enfermeira da Pneumologia Sanitária do Hospital Clementino Fraga, João Pessoa/PB e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

FILGUEIRAS, P. L., SENA, E. A. de, FREITAS, C. H. S. de M., & OLIVEIRA, A. B. M. de. (2014). CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE-HIV TRATADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA PARAÍBA, 2005 - 2011. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 13–20. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/21001

Edição

Seção

Pesquisa