EVOLUÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES COM HEMORRAGIA SUBARACNÓIDE ANEURISMÁTICA NÃO TRAUMÁTICA

Autores

  • Anderson Barbosa LOUREIRO FCM/Unicamp
  • Marla Curty VIVAS FCM/Unicamp
  • Roberta Oliveira CACHO Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN)
  • Enio Walker Azevedo CACHO Facisa/UFRN
  • Guilherme BORGES FCM/Unicamp

Resumo

Objetivo: Descrever a evolução funcional de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de clipagem aneurismática admitidos no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Material e métodos: Foi realizada a avaliação de Hunt-Hess e Fisher na internação do paciente. A Medida de Independência Funcional (MIF) foi realizada no pós-operatório e na alta do paciente, e a avaliação da escala de prognóstico de Glasgow (GOS) foi feita na alta hospitalar do paciente. Foram computados os dias de internação dos pacientes, a identificação das artérias comprometidas. O tratamento fisioterapêutico, baseado na cinesioterapia convencional, foi realizado 2 vezes ao dia. Resultados: Foram avaliados 13 pacientes, com predomínio de aneurismas na artéria cerebral média (53,85%). A média de idade foi de 51,62 (±13,04) anos, e a variação da MIF entre a admissão e alta hospitalar obteve a média de 34,85 (±20,85) pontos (p<0, 001). A comparação da MIF com as escalas de Hunt-Hess, Fisher e GOS não obteve estatística significante. Conclusão: A Hemorragia Subaracnóide (HSA) é um evento grave que resulta no comprometimento motor e cognitivo do paciente. A MIF pode ter um importante papel preditivo para o acompanhamento da neuroreabilitação intrahospitalar na fase subaguda da HSA aneurismática não traumática. DESCRITORES Aneurisma Intracraniano. Hemorragia Subaracnóide. Fisioterapia. Reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Oliveira CACHO, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN)

Fisioterapia aplicada em Neurologia Adulto

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

LOUREIRO, A. B., VIVAS, M. C., CACHO, R. O., CACHO, E. W. A., & BORGES, G. (2016). EVOLUÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES COM HEMORRAGIA SUBARACNÓIDE ANEURISMÁTICA NÃO TRAUMÁTICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(2), 123–128. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/21863

Edição

Seção

Pesquisa