AVALIAÇÃO DO ESTADO FISIOLÓGICO DE ESCOLARES ATLETAS
Resumo
Objetivo: Avaliar o estado fisiológico de atletas escolares de basquete e handebol, para verificar como estes adolescentes estão respondendo às cargas de treinamento que são aplicadas na realidade do esporte escolar. Material e Métodos: 18 atletas escolares com idade entre 14 e 16 anos, sendo 11 meninos do basquete e sete meninas do handebol. Após 48 horas sem treinamentos, foi aplicado um instrumento psicométrico POMS, um questionário de padrão de sono e descanso, um questionário relacionado ao treino e as atividades escolares, registro da ANAC e coleta sanguínea para posterior análise de CK, LDH e PCR-us. Teste t para uma amostra foi usado para comparar os resultados obtidos com valores de referência de normalidade para as variáveis estudadas. Resultados: Os meninos treinam quatro horas e meia/semana dividido em três sessões e apresentaram valores normais para CK (33,0±3,4 U/L), LDH (252,7±34,7 U/L), PCR-us (2,9±3,4 mg/L) POMS (97,5±6,8) e nível de sonolência diurna (6,5±2,4) e acima dos limites apenas para MAC (3,42±1,8), enquanto as meninas treinam oito horas/semana dividido em quatro sessões e apresentaram valores acima da normalidade para PCR-us (5,1±5,24 mg/L), nível de sonolência diurna (11,6±4,08) e POMS (108,6±14,71) e dentro da normalidade para CK (37,0±15,19 U/L), LDH (312,7±114,77 U/L), MAC (1,8±0,91). As médias acima dos valores da normalidade se explicam por alguns valores individuais. Conclusão: Os dados deste estudo mostraram que os meninos respondem sem alterações fisiológicas às cargas de treino impostas a eles, e as cargas de treino das meninas já inspiram cuidados individuais. DESCRITORES Nível de Saúde. Atletas. Treinamento de Resistência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-12
Como Citar
PEREIRA, R. de A., FÉLIX, G. da S., SILVA, D. C., SILVA, M. G. M., PACHÊCO, T. H., & SILVA, R. S. B. da. (2014). AVALIAÇÃO DO ESTADO FISIOLÓGICO DE ESCOLARES ATLETAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 75–82. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/21974
Edição
Seção
Pesquisa