INTERVENÇÕES ESCOLARES PARA PROMOVER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Cristiane CARDOSO
  • Matheus Pintanel FREITAS Universidade Federal de Pelotas
  • Airton José ROMBALDI

Resumo

Objetivo: Analisar os modelos de intervenções escolares mais eficientes que objetivaram aumentar o nível de atividade física e melhorar os hábitos alimentares de crianças do ensino fundamental. Material e Métodos: Utilizou-se a base de dados PubMed com as seguintes palavras-chave: school based intervention; physical activity; physical education; health; nutrition; interventions; children; obesity; school environmental; elementary school; intervention; motor activity. Foram excluídos todos os artigos que especificaram que a intervenção não fora realizada no ambiente escolar e no ensino fundamental, além de todos os estudos publicados antes do ano de 2010. Resultados: Foram encontrados 95 artigos. Após a exclusão dos duplicados e aplicação dos critérios de exclusão restaram 14 artigos para análise. As amostras variaram de 40 a 3769 crianças e as intervenções duraram de 8 a 156 semanas. A estratégia de intervenção mais presente nos estudos foi o aumento da atividade física dentro do ambiente escolar. Sete estudos concluíram que a intervenção melhorou algum aspecto da saúde dos escolares e, dentre eles, o aspecto que mais se modificou foi a redução do percentual de gordura. Conclusão: Intervenções que aumentaram o volume de atividade física e incluíram uma alimentação saudável no ambiente escolar foram estratégias válidas para melhorar as condições de saúde e comportamentais de escolares do ensino fundamental. A inclusão de conhecimentos específicos sobre a temática de atividade física e nutrição, precisa ser mais pesquisada para que se possa definir se essa é uma estratégia válida para que ocorra mudanças comportamentais nessa população. DESCRITORES Atividade Motora. Saúde Escolar. Saúde. Nutrição.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

CARDOSO, C., FREITAS, M. P., & ROMBALDI, A. J. (2016). INTERVENÇÕES ESCOLARES PARA PROMOVER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(3), 247–252. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/24229

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)