ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM LESÕES CARIOSAS: QUANDO E COMO TRATAR

Autores

  • Everton Lindolfo da SILVA Acadêmico de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil .
  • Marcus Vinícius Sousa JANUÁRIO Acadêmico de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil .
  • Marcelo adelha VASCONCELOS Professor Doutor do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil.
  • Rodrigo Gadelha VASCONCELOS Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n2.24321

Resumo

Objetivo:O presente trabalho se propõe a discutir, asformas de tratamento para cada tipo de lesão cariosa após seu correto diagnóstico. Material e Métodos: foi realizada uma busca de estudos relevantes publicados nas bases de dados PUBMED, LILACS, SCIELO e MEDLINEaté junho de 2014.Resultados:Os sulcos e fissuras oclusais são regiões de elevado risco para o desenvolvimento de lesões cariosas, por ser uma superfície bastante retentiva para o acúmulo de biofilme. Essas lesões podem ocorrer também nas superfícies interproximais e nas superfícies lisas, sendo a primeira localizada rotineiramente mais na cervical abaixo do ponto de contato, e a segunda na superfícievestibular ou lingual/palatina. Para o tratamento das lesões incipientes,os fluoretos, como os vernizes e géis fluoretados, vêm sendo utilizados como instrumentos eficazes e seguros na prevenção e no controle da cárie dentária. Desse modo, a fluorterapiaconsiste em um importante elemento dos sistemas de prevenção à cárie dentária. Conclusão: O profissional deve adotar uma correta conduta terapêutica de modo a intervir com o mínimo de desgaste dentário e que seja efetiva no controle e paralisação da doença. Na dúvida quanto à conduta a ser empregada a melhor opção é empregar medidas de promoção de saúde, esperar monitorando o caso e reavaliar posteriormente o quadro; visto que desgastes na estrutura dental devem ser feitos apenas quando for de extrema necessidade. DESCRITORES Odontologia. Cárie Dentária.Diagnóstico.Terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Sousa JANUÁRIO, Acadêmico de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil .

Acadêmico de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil .

Marcelo adelha VASCONCELOS, Professor Doutor do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil.

Professor Doutor do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, Araruna/PB, Brasil.

Rodrigo Gadelha VASCONCELOS, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII.

CIRURGIÃO-DENTISTA CRO-RN: 3381 APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA BUCAL - UFRN MESTRE EM ODONTOLOGIA - UFRN DOUTOR EM PATOLOGIA ORAL - UFRN PROFESSOR EFETIVO - UEPB, CAMPUS VIII

Downloads

Publicado

2017-03-11

Como Citar

SILVA, E. L. da, JANUÁRIO, M. V. S., VASCONCELOS, M. adelha, & VASCONCELOS, R. G. (2017). ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM LESÕES CARIOSAS: QUANDO E COMO TRATAR. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(2), 173–180. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n2.24321

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)