Análise Ergonômica em Acadêmicos de Fisioterapia

Autores

  • DANIELLA BARBOSA
  • DANIELE SOARES
  • LUCIANA SOARES
  • ROSSANA CARNEIRO
  • CINARA TRÓCOLI

Resumo

RESUMO O presente trabalho relata a análise ergonômica de um grupo de 12 estudantes do penúltimo semestre de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, em um campo de estágio prático supervisionado de uma disciplina obrigatória com duração de 4 meses e freqüência de 4 vezes semanais com carga horária diária de 4 horas. As atividades de transferência manual de pacientes e a aplicação de exercícios manuais resistidos foram relatadas por respectivos 7/12 e 5/12 estagiários como as que lhes traziam maiores insatisfações quanto às tarefas exercidas no ambiente de estágio, e 10/12 se queixaram da flexão anterior do tronco como a postura ocupacional mais incômoda. Atenta-se para a relevância da problemática e a necessidade da realização de novos estudos com este mesmo enfoque, que busquem subsidiar a promoção de saúde e a prevenção de distúrbios ocupacionais em estudantes de Fisioterapia em estágios práticos, favorecendo sua produtividade e eficácia na assistência e no tratamento de seus pacientes. DESCRITORES Fisioterapia (Especialidade). Condições de Trabalho. Doenças Ocupacionais.

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Publicado

2009-06-19

Como Citar

BARBOSA, D., SOARES, D., SOARES, L., CARNEIRO, R., & TRÓCOLI, C. (2009). Análise Ergonômica em Acadêmicos de Fisioterapia. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 11(2), 201–206. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/3379

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