[ID 42501] FATORES ASSOCIADOS À INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE

  • Sabrina da Silva Caires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adriano Almeida Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié – Bahia – Brasil.
  • João de Souza Leal Neto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié – Bahia – Brasil.
  • Cláudio Bispo de Almeida Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié – Bahia – Brasil.
  • Cezar Augusto Casotti Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié – Bahia – Brasil.

Resumo

Introdução: A funcionalidade tornou-se um fator determinante no processo de envelhecimento, tendo em vista que a manutenção da realização das atividades está associada a um envelhecimento saudável. Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados à incapacidade funcional em idosos residentes em comunidade. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, de base populacional, aninhado uma coorte de idosos. Os dados foram obtidos através de compilação de instrumentos validados contendo informações sociodemográficas, doenças autorreferidas, sintomatologia depressiva, nível de atividade física, hábitos de vida, índice de massa corporal, e dependência/independência. Para análise das variáveis utilizou-se o teste qui-quadrado (x2) e para as variáveis que obtiveram p<0,20 incluiu-se em um modelo de regressão linear múltipla. Resultados: Foram pesquisados 289 idosos e a prevalência de incapacidade funcional foi de 62,1%. Após análise da regressão linear múltipla, esteve associado a esse desfecho o sexo feminino (p<0,005), idosos com 80 anos ou mais (p<0,026), que não possuem escolaridade (p < 0,000) e que não consomem bebida alcóolica (p<0,038). Conclusão: A prevalência de incapacidade funcional nos idosos de Aiquara- BA foi elevada e esta associada ao sexo feminino, idosos longevos, com baixa escolaridade e que não consomem bebida alcóolica. Descritores: Envelhecimento. Idoso fragilizado. Saúde do idoso. Estilo de vida. Estudos transversais.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Caires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Departamento de Saúde I
Publicado
2019-12-16
Como Citar
Sabrina da Silva Caires, Adriano Almeida Souza, João de Souza Leal Neto, Cláudio Bispo de Almeida, & Cezar Augusto Casotti. (2019). [ID 42501] FATORES ASSOCIADOS À INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(4). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n4.42501
Seção
Pesquisa