[ID 47695] DECISÕES ALIMENTARES DE BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: A RENDA É O ÚNICO DETERMINANTE DO “COMER SAUDÁVEL”?

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar os aspectos relacionados às decisões alimentares de beneficiárias do Programa Bolsa Família, no intuito de compreender melhor os hábitos alimentares e nortear o desenvolvimento de ações envolvendo a alimentação desse público. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, realizado com 73 beneficiárias do programa, atendidas por uma Unidade de Saúde da Família de João Pessoa-PB. Resultados: Os resultados apontam que os principais fatores levados em consideração para as decisões alimentares foram “preferências pessoais, associadas ao gosto pelo alimento” (91,8%), e “se este é saboroso” (90,4%). O sabor foi considerado como um fator “importante ou muito importante” na escolha dos alimentos de 91,8% dos entrevistados. O “preço”, a “preocupação com a saúde”, ou se “o alimento é saudável” também foram apontados como fatores influenciadores no momento da compra por mais de 70% das beneficiárias. Nenhuma das variáveis apresentou associação estatisticamente significativa com as categorias de renda das participantes. Conclusão: O estudo destaca, portanto, a importância de se considerar esse contexto multifatorial e holístico das decisões alimentares, para intervir mais efetivamente na promoção da alimentação saudável. DESCRITORES: Programas em Nutrição. Alimentação. Hábitos Saudáveis.

Biografia do Autor

Lais Duarte Batista, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo
Nutricionista – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Pós graduada em Nutrição em Alimentação Escolar – Universidade Cândido Mendes (UCAM) Mestranda em Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP)
Publicado
2020-03-25
Como Citar
Duarte Batista, L., & Vasconcelos Leitão Moreira, P. (2020). [ID 47695] DECISÕES ALIMENTARES DE BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: A RENDA É O ÚNICO DETERMINANTE DO “COMER SAUDÁVEL”?. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n1.47695
Seção
Pesquisa