ID 48364 - DISTÚRBIO VOCAL EM PROFESSORES E SEUS PREDITORES BIOPSICOSSOCIAIS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Analisar a prevalência do distúrbio vocal e seus fatores biopsicossociais preditores em professores da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB. Materiais e Métodos: Uma amostra representativa de 270 professores profissionalmente ativos do ensino fundamental do município de João Pessoa tiveram amostras vocais coletadas e posteriormente avaliadas por especialistas, que identificaram a presença ou ausência do distúrbio vocal. Os participantes também responderam a questionários para avaliação de fatores ocupacionais, físicos, sociais, emocionais e psíquicos. A análise descritiva dos resultados foi realizada e modelos de regressão logística foram ajustados para selecionar as variáveis biopsicossociais mais fortemente associadas à presença do distúrbio vocal. As conclusões foram apresentadas em forma de Razão de Chances (Odds Ratio) e probabilidades. Resultados: A prevalência do distúrbio vocal nos professores foi de 86,3%. Dois modelos de regressão logística foram obtidos contendo as variáveis mais relacionadas à presença do distúrbio vocal. O primeiro considerou “sexo feminino”, “carga horária semanal elevada”, “ausência de local para descanso”, “ruído forte”, “uso da voz cantada não-profissional” como fortes preditores para o distúrbio vocal, com probabilidade de 98,4%, e o segundo identificou “falhas na voz”, “voz aguda”, “falta de apetite”, “dificuldades em tomar decisões” e “não se considerar mais importante do que pensam” como preditores significantes, com probabilidade de 99,8%. Conclusão: A prevalência do distúrbio vocal em professores de João Pessoa-PB é bastante elevada. Alguns aspectos biopsicossociais encontram-se fortemente associados a esse distúrbio e a investigação desses pode ser utilizada para seleção ou predição do distúrbio vocal nesses profissionais. DESCRITORES: Distúrbios da voz. Docentes. Fatores de Risco. Saúde do Trabalhador. Modelos Estatísticos. Técnicas de Apoio para a Decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Oliveira Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Leonardo Wanderley Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba. Professor Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (UFPB/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB).

Denise Batista da Costa, Faculdade São Francisco

Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB). Professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Francisco.

Larissa Nadjara Alves Almeida, Centro Universitário de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB). Professora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Rafael Nóbrega Bandeira, Centro Universitário de João Pessoa

Doutorando em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB). Professor do curso de graduação e coordenador das pós-graduações em Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Anna Alice Figueirêdo de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (UFPB/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB).

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Silva, P. O. C., Lopes, L. W., Costa, D. B. da, Almeida, L. N. A., Bandeira, R. N., & Almeida, A. A. F. de. (2019). ID 48364 - DISTÚRBIO VOCAL EM PROFESSORES E SEUS PREDITORES BIOPSICOSSOCIAIS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48364