ID 48415 - AMPLITUDE ORAL E DOR OROFACIAL EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR SUBMETIDOS A LASERTERAPIA E A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Comparar os efeitos da laserterapia e da terapia miofuncional orofacial (TMO) nas medidas de amplitude oral e grau de dor. Métodos: Participaram indivíduos com Disfunção Temporomandibular (DTM) de origem muscular, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 18 e 60 anos, divididos em grupo experimental (GE) composto por 11 indivíduos submetidos a 10 sessões de aplicação do laser infravermelho, associado a TMO e 8 no grupo controle (GC), que passaram pelas mesmas etapas, mas com a caneta inativa. Foi utilizado o protocolo Critérios diagnósticos para pesquisa em DTM (RDC/TMD) e a Escala Visual Analógica de dor (EVA). Resultados: Observou-se aumento na amplitude oral antes e pós-laser, a partir da 1ª sessão no GE, enquanto o GC diminuiu na 4ª sessão. A amplitude pré e pós-TMO aumentou no GE a partir da 1ª sessão, no GC diminuiu na 2ª. Comparando-se pós-laser e pós-TMO, os valores foram significativos a partir da 2ª sessão no GE e a partir da penúltima no GC. No grau de dor, houve diminuição significativa nas primeiras aplicações do laser apenas no GE. No pré e pós-TMO, o GE apresentou resultados significativos a partir da 1ª sessão, o GC diminuiu apenas a partir da penúltima. Comparando pós-Laser e pós-TMO, o GE apresentou resultados significativos nas primeiras sessões e as médias de diminuição da dor se mantiveram, o GC apresentou apenas em três sessões. Conclusão: Identificaram-se efeitos relevantes, corroborando o tratamento da laserterapia para as DTM’s, que potencializa os ganhos da TMO, trazendo resultados satisfatórios e expressivos mais rapidamente. DESCRITORES: Fonoaudiologia. Sistema Estomatognático. Lasers. Transtornos da Articulação Temporomandibular. Dor Facial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Lino Batista, UFPB

Especializanda em Motricidade Orofacial com Ênfase em Disfagia pela Faculdade IDE.

Julyane Feitoza Coêlho, UFPB

Mestre e Doutoranda em Linguística pela UFPB. Especializada em Saúde da Família pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP/PB) e Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Professora Substituta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Larissa Nadjara Alves Almeida, UFPB e UNIPÊ

Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB). Professora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Luciane Spinelli-Pessoa, UFPB

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Doutora e Mestre em Linguística pela UFPB. Título de Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa. Sócia Fundadora da ABRAMO.

Manuela Leitão de Vasconcelos, UFPB

Mestre em Linguística pela UFPB. Doutoranda em Modelos de Decisão em Saúde pela UFPB. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Giorvan Ânderson dos Santos Alves, UFPB

Professor Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Mestre e Doutor em Linguística pela UFPB, especialista em Motricidade Orofacial pela UFPE. Professor Permanente dos programas de Pós-graduação em Linguística (UFPB) e Fonoaudiologia (UFPB-UFRN).

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Batista, S. L., Coêlho, J. F., Almeida, L. N. A., Spinelli-Pessoa, L., Vasconcelos, M. L. de, & Alves, G. Ânderson dos S. (2019). ID 48415 - AMPLITUDE ORAL E DOR OROFACIAL EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR SUBMETIDOS A LASERTERAPIA E A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48415