ID 48416 - ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES VOCAIS E ORGANIZACIONAIS EM TELEOPERADORES DE EMERGÊNCIAS E NÃO EMERGÊNCIAS
Resumo
RESUMO Objetivo: Comparar as condições vocais e organizacionais do trabalho em teleoperadores de emergências e não emergências. Materiais e Métodos: Participaram 220 teleoperadores, sendo 120 de uma central de emergências (TE) e 100 de uma central comercial, de não emergência (TNE), de ambos os gêneros. Eles responderam ao questionário Perfil Vocal do Operador de Telemarketing (PVOT), que levantou dados pessoais, queixa vocal, sintomas vocais e condições de trabalho. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste T para comparação de médias; Quiquadrado e Teste Exato de Fisher para associação entre variáveis. Resultados: Houve diferenças na comparação entre os grupos TE e TNE quanto às condições vocais (faltas ao trabalho e os sintomas de voz grossa, voz fraca, pigarro e tosse seca) e organizacionais do trabalho (trabalho em outro local, ambiente calmo e supervisão constante) autorreferidas por estes profissionais bem como quanto ao gênero, a idade e o tempo de serviço. Conclusão: Existem diferenças entre os teleoperadores de emergências e não emergências quanto às condições vocais e organizacionais do trabalho. Os teleoperadores de emergências relataram piores condições organizacionais do trabalho do que os de não emergências, bem como maior ocorrência de queixas e sintomas vocais. DESCRITORES: Voz. Distúrbios da Voz. Condições de Trabalho.Downloads
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Publicado
2019-10-28
Como Citar
Alencar, G. N. S. V. e, Silva, P. O. C., Araújo, A. M. G. D. de, Silva, M. I. B. da, Souza, S. M. A. de, & Lima-Silva, M. F. B. de. (2019). ID 48416 - ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES VOCAIS E ORGANIZACIONAIS EM TELEOPERADORES DE EMERGÊNCIAS E NÃO EMERGÊNCIAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48416
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Seção
Pesquisa